A liderança sustentável não é apenas um conceito emergente, é uma abordagem que define o rumo do mundo corporativo atual.
Vivemos num contexto onde as organizações enfrentam vários desafios, como a evolução tecnológica, as crises económicas e uma grande preocupação com o ambiente, que colocam em causa a resiliência organizacional e são promotores de um novo tipo de liderança, mais transformacional, motivadora e sustentável, em que se prioriza um equilíbrio entre o lucro e a responsabilidade social.
Descubra de que forma esta nova abordagem passa a estar presente no quotidiano das organizações e quais os seus impactos.
Liderança Sustentável: O que é?
A liderança sustentável é a capacidade de liderar com uma visão que considera as implicações de longo prazo nas decisões empresariais.
É uma abordagem distinta da tradicional, que se foca mais nos lucros imediatos. Este novo estilo de liderança prioriza a criação de valor para todas as partes incluindo, colaboradores, a comunidade e os próprios investidores.
Existem alguns pilares fundamentais para uma boa liderança sustentável, tais como:
• Ética, para uma orientação de decisões justas e transparentes;
• Transparência que aumenta a confiança dentro e fora da organização;
• Resiliência Organizacional que é fundamental para uma adaptação às mudanças e prosperar em ambientes desafiantes.
Através desta abordagem, as organizações conseguem mitigar os riscos e posicionar-se positivamente como agentes de mudança.
O papel dos líderes na resposta aos desafios
Os líderes assumem um papel basilar na implementação de práticas organizacionais sustentáveis, mais do que gestores têm o papel de inspirar as próprias equipas e direcionar a cultura organizacional, onde se promova a sustentabilidade.
Os líderes organizacionais devem ter a capacidade de responder às novas necessidades dos consumidores, que cada vez mais valorizam organizações que assumem uma preocupação sustentável e ética. E neste caso, os líderes têm o papel de alinhar os serviços oferecidos com o que os seus consumidores procuram, fomentando a reputação e a própria fidelização do cliente.
Também as equipas evoluem ao longo do tempo. Cada vez mais, os colaboradores procuram organizações onde se promove o bem-estar, a diversidade e o desenvolvimento pessoal. O líder deve promover uma cultura organizacional positiva, onde os seus colaboradores se sintam motivados, contribuindo desta forma para o sucesso a longo prazo da organização.
Impacto da liderança sustentável nas organizações
Uma liderança sustentável é sinónimo de vários benefícios para as organizações como:
- Fortalecimento da Reputação Corporativa: organizações comprometidas com a sustentabilidade destacam-se de forma positiva no mercado.
- Aumento da motivação dos colaboradores: a liderança sustentável gera um impacto positivo na satisfação e na motivação dos colaboradores, o que impacta diretamente o funcionamento da organização.
Esta abordagem permite que as organizações não só melhorem a sua cultura interna com se posicionem positivamente no mercado.
Webinar “Liderança Sustentável: Moldando o Futuro das Organizações”
Tem interesse neste tema e gostava de aprofundar mais os seus conhecimentos? Inscreva-se no Webinar “Liderança Sustentável: Moldando o Futuro das Organizações”, ministrado pela oradora Dra. Elsa Carvalho, Especialista em Direção em Empresas e RH.
O que pode esperar deste webinar
Neste webinar, a oradora Dra. Elsa Carvalho explora alguns dos tópicos mais relevantes nesta temática e partilha insights valiosos sobre:
- O conceito de liderança sustentável;
- Os desafios e o papel dos líderes;
- O equilíbrio entre o crescimento económico, impacto ambiental e responsabilidade social.
Inscreva-se agora e valorize o seu currículo.