voltar atrás
O que é terapia cognitivo comportamental?
A terapia cognitiva comportamental (TCC) foi fundada no início da década de 60 a partir de outra abordagem da psicologia chamada Behaviorismo.
Dedicada a compreender o comportamento humano, essa teoria acredita que os comportamentos resultam das experiências e do condicionamento. De modo semelhante, a TCC também tem grande foco no comportamento. Todavia, essa abordagem psicológica defende que o modo como as pessoas agem resulta da interpretação da realidade de cada um. A TCC é recomendada para tratar diversos problemas emocionais e transtornos mentais, sendo uma das abordagens psicológicas mais utilizadas em todo o mundo.
Aaron Beck, neurologista e psiquiatra britânico, é o fundador da TCC. Em razão das suas contribuições para a psicologia, recebeu o título de “pai da terapia cognitivo comportamental”. Para compreender esta abordagem a fundo, destacamos três elementos importantes referidos em baixo:
As nossas emoções ditam o nosso comportamento. Esse processo ocorre tão automaticamente que muitas pessoas não conseguem pontuar quais emoções as motivaram a agir de determinada maneira. Um dos objetivos da TCC é modificar padrões comportamentais nocivos através do ensinamento de como lidar com a abundância de emoções. Dessa forma, situações demasiadamente negativas ou stressantes são administradas de modo mais saudável pelos pacientes da terapia.
Esta abordagem psicológica também leva em conta os pensamentos disfuncionais e o seu impacto no comportamento humano. Um pensamento disfuncional é caracterizado pela distorção da realidade. Ou seja, a pessoa faz uma interpretação errada de uma situação. A partir das emoções geradas por esses pensamentos, surge o comportamento disfuncional. Se a pessoa não encontrar uma maneira de confiná-lo, eventualmente poderá causar sofrimento a longo prazo.
A TCC procura desfazer esse padrão comportamental nocivo e substitui-lo por um padrão capaz de promover o bem-estar emocional dos pacientes.
A terapia cognitiva comportamental também trabalha com crenças nucleares, formadas a partir da história de vida de cada um. As experiências de vida que nós temos após a formação de uma crença ajudam a consolidá-la ou a contrariá-la. As crenças podem ser tanto positivas quanto negativas. Além de serem influenciadas por pensamentos disfuncionais e emoções, as interpretações do meio e de outros indivíduos também são impactadas pelas crenças nucleares.
A psicologia possui diversas abordagens diferentes cujo objetivo principal é o mesmo: ajudar as pessoas a terem vidas tranquilas, agradáveis e livre de problemas psicológicos.
A TCC é somente uma delas e nem todos os pacientes cujos problemas têm relação com as questões citadas anteriormente respondem da melhor forma a uma terapia deste género. Como cada indivíduo possui uma personalidade única, algumas abordagens são mais eficientes que outras.
Se quiser aprofundar mais o seu conhecimento pode assistir ao nosso Webinar com a Prof. Liliana Meira sobre “Intervenção na ansiedade: os novos desafios” onde abordamos vários parâmetros da TCC, e ainda o instituto CRIAP conta com várias especializações onde conseguirá aumentar ainda mais o seu conhecimento como a Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais, a Especialização Avançada em Terapia Cognitivo-Comportamental na Depressão e Ansiedade e ainda a Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais com Adultos.
Gostou deste Artigo? Veja mais: Ansiedade: quais os principais sintomas
Siga-nos e descubra todas as nossas Novidades:
Instagram | Facebook | Linkedin | TikTok