Assistente Social, licenciada em Serviço Social. É pós-graduada em prevenção da Violência na Família. Conta com 19 anos de experiência no setor social. É supervisora profissional, contando com 6 anos de experiência de supervisão de estágios curriculares e/ou profissionais e supervisão individual e em grupo. Ao longo dos anos especializou-se, em contexto de uma ONG (Cruz Vermelha Portuguesa), no prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana. Experiência acumulada em intervir com pessoas que passaram por situações adversas e de extrema vulnerabilidade social: Aconselhamento (Counselling), orientação e mediação social. Acompanhamento social especializado (crianças, jovens e adultos). Técnica de apoio a vítimas [TAV] no acompanhamento especializado a sobreviventes de violência nas relações de intimidade; migrantes e refugiados. Coordenação e implementação de Programas de emergência alimentar em contexto de privação material severa e contexto de emergência (ex. pandemia COVID 19). Focal Point no acolhimento de refugiados e Restabelecimento de Laços Familiares. Participação em redes especialistas na área da Violência e Tráfico Seres Humanos.
Experiência na implementação de Programas em contexto escolar (ex, transição inter-ciclos, Direitos Humanos, Educação Sexual, Prevenção da violência, Promoção da saúde…). Experiência na conceção, planificação, implementação e/ou supervisão de projetos sociais de base comunitária; respostas sociais; projetos europeus.
O seu interesse pela intervenção dos Assistentes Sociais, em contexto de crise e catástrofe, levou-a a integrar Equipas de Saúde Mental e Apoio Psicossocial de Emergência, tendo participado em operações nacionais e missão internacional (ex., Ciclone Idai em Moçambique - 2019, Taskforce SMAP-Rede CVP em resposta à pandemia COVID-19).
Apresenta experiência na elaboração de candidaturas a resposta sociais de âmbito comunitário. Acumula neste momento funções de direção técnica no Centro Comunitário da CVP. Apresenta experiência nos cargos de direção técnica e coordenação de serviços (centro infantil; emergência social; acompanhamento social especializado; mediação de conflitos).
Formadora em diversas áreas de intervenção do serviço social. É autora e co-autora de vários trabalhos científicos, (ex., contributo no livro Serviço Social nos Países de Língua Portuguesa – interculturalidade e desafios, com o capítulo nº8 “O contributo do serviço social em contexto de desastre natural: uma missão humanitária da cruz vermelha para apoiar as vítimas do ciclone Idai em Moçambique 2019”; “A vulnerabilidade social associada à Pandemia COVID-19: um estudo com cidadãos que recorreram a um serviço emergência social em Portugal”.