Reabilitação Psicossocial: dispositivos legais e operacionais

voltar atrás

Reabilitação Psicossocial: dispositivos legais e operacionais

Webinário de Reabilitação Psicossocial: dispositivos legais e operacionais
19 
SET 
2024
18:00h
Local

Sala Virtual

Valor
Gratuito

Este webinar irá contar com a presença do Professor Vitor Cotovio Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta. Diretor Clínico do Hospital Psiquiátrico Casa de Saúde do Telhal (CST) - Instituição vocacionada para o diagnóstico, tratamento e reabilitação psicossocial de pessoas com doença mental e tratamento e reabilitação de pessoas com dependência alcoólica, acreditada com Certificação da Qualidade dos Serviços de Reabilitação Psicossocial e de Alcoologia pelo Sistema EQUASS (European Quality Assurance for Social Service) no âmbito da EPR (European Plataform for Rehabilitation). Responsável do Departamento Clínico e Técnico-assistencial do Instituto S. João de Deus (ISJD). Com trajeto e experiência profissional assente na Reabilitação Psicossocial, com formação complementada, nomeadamente com: "Curso de Formação em Reabilitação Psicossocial em doentes mentais crónicos", organizado pelo Grupo EXTER (Expertos en Terapia y Rehabilitacion, SA); "Programa de Formação em Reabilitação Psicossocial (REP) ", promovido pela Direção Geral de Saúde; estadia em Inglaterra e Escócia contactando com serviços, projetos e modelos de Intervenção em Reabilitação Psicossocial. Membro da Equipa de Projeto do ISJD para a conceptualização/implementação/operacionalização do sistema de informação (aplicação informática) em intersecção com o sistema de Gestão da Qualidade, ao nível da Área Clínica e da Reabilitação Psicossocial. Membro da "Rede Nacional para o Desenvolvimento de Serviços de Saúde Mental na Comunidade" criada no âmbito de Projeto da Comissão Europeia cuja coordenação cabe a Portugal, através da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Foi presidente do conselho fiscal e posteriormente membro da Direção do Ramo Português da Associação Mundial de Reabilitação Psicossocial (WAPP-AMRP). Faz parte das equipas de Gestão da Qualidade da CST e ISJD. Tem sido responsável pela implementação, coordenação e liderança de projetos, investigação e equipas, em Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental. Foi orientador de Monografias e supervisor de Estágios, em Reabilitação Psicossocial. É membro do Conselho Nacional de Saúde Mental. Foi membro da Comissão Nacional Técnico-científica para a reestruturação dos Serviços de Saúde Mental em Portugal, por nomeação do Ministério da Saúde. Faz parte da Direção da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves (SPPB).
É psicoterapeuta pela SPPB. Tem formação em Terapia Cognitivo-comportamental e em Psicoterapias Existenciais. Foi presidente da Comissão de Ética do ISJD. É presidente do Conselho Científico da Revista Hospitalidade. Foi Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches - ERISA - (Grupo Lusófona), coordenando e lecionando a disciplina de Psicopatologia do 3º ano da Licenciatura do Curso de Enfermagem. Exerce funções de Docência/Formação em Psicopatologia, Psicofarmacologia e Psicoterapia na SPPB. Formador e conferencista em Psiquiatria e Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, Gestão de Equipas, Gestão da Motivação, Comunicação e Gestão de Conflito, Gestão da Mudança e Liderança. Autor do Livro "Procura de Si e Liderança" - Editorial Caminho. Várias Comunicações apresentadas em Congressos, Seminários e Reuniões Científicas e artigos publicados em Revistas Científicas. Participação em órgãos de comunicação social, abordando temas ligados à Psiquiatria, Reabilitação Psicossocial, Saúde Mental e outros. Co-autor e preletor do programa diário da TSF: "Pensamento Cruzado" - aborda temas ligados às atitudes e comportamentos, sentimentos e emoções.

 

Este evento irá contar também com a presença da Professora Márcia Fonseca Psicóloga Clínica e Técnica de Reabilitação e Inserção Social. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a Cédula n.º 016686. Coordenadora do Serviço de Reabilitação Psicossocial da Casa de Saúde do Telhal (CST) – Instituição vocacionada para o diagnóstico, tratamento e reabilitação psicossocial de pessoas com doença mental e tratamento e reabilitação de pessoas com dependência alcoólica, acreditada com Certificação da Qualidade dos Serviços de Reabilitação Psicossocial e de Alcoologia pelo Sistema EQUASS (European Quality Assurance for Social Service) no âmbito da EPR (European Plataform for Rehabilitation), desde 2014. Com experiência anterior na coordenação de unidades residenciais de reabilitação psicossocial. 
Formadora da CST com planeamento, desenvolvimento e realização de ações de formação no âmbito da reabilitação psicossocial, nomeadamente: Estratégias de gestão de stress; O papel dos monitores nas unidades e serviços de reabilitação – da teoria à prática; Estratégias de modificação de comportamentos; Planos Individuais de Intervenção; Identidade Pessoal e Relacionamento Interpessoal. Coautora do instrumento de avaliação de competências funcionais FAC – Ficha de Avaliação de Competências. Coautora dos artigos: Reabilitação Psicossocial e Qualidade de Vida – Da caracterização às dinâmicas; Clínica de Psicogeriatria Frei Júlio dos Santos «Envelhecer e Entardecer – Uma Nova Resposta». Autora dos trabalhos de investigação: A Intersubjectividade no Transgeracional através de um Rorschach de Aplicação Conjunta; Caracterização dos Utentes da Casa de Saúde do Telhal – Estatística Ocupação-Reabilitação 2008.
Colaboradora na implementação do Módulo de Reabilitação do Processo Clínico, no âmbito dos sistemas de informação (aplicação informática da instituição) em intersecção com o Sistema de Gestão da Qualidade.
Colaboradora na construção de instrumentos/ fichas no âmbito da reabilitação psicossocial visando a sua aplicação prática. Coautora do Manual de Apoio às Famílias: Doença Mental Crónica – As Esquizofrenias. 

 

 

Enquadramento:

 

Segundo a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria, 12% das doenças em todo o mundo são do foro mental, valor que sobe para os 23% nos países desenvolvidos, sendo que apenas 25% dos doentes com perturbações mentais recebem tratamento e só 10% têm tratamento considerado adequado. Segundo o relatório do Conselho Nacional de Saúde, "Sem mais tempo a perder – Saúde mental em Portugal", estima-se que o custo da doença mental em Portugal seja de 6.6 mil milhões de euros, 3.7% do PIB.  Será que os dispositivos actuais, no âmbito da reabilitação psicossocial, respondem às necessidades de hoje? De que forma é que a reabilitação psicossocial apoia os utentes e as famílias? E que desafios enfrentam os seus profissionais?
O presente webinar pretende constituir-se como uma oportunidade de partilha e reflexão sobre esta temática, procurando trazer à discussão a sua relevância as boas práticas na área da saúde mental e da reabilitação psicossocial.

 

 

Objetivos: 

 

  1. Proporcionar uma visão do modelo de reabilitação
  2. psicossocial e dos dispositivos legais e operacionais actuais 
  3. Permitir a reflexão sobre os desafios actuais no âmbito da reabilitação psicossocial

 

 

Tópicos a apresentar: 

 

 

  • Reabilitação Psicossocial, para quem, como e onde?
  • Dispositivos legais/operacionais
  • Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
  • Lei da Saúde Mental
  • Desafios da Reabilitação Psicossocial - atuais e futuros

 

Data: 19 de setembro de 2024

 
Hora: 18h00 - 19h00


Duração: 1:00h


Formato: Plataforma Zoom

Oradores

Vítor Cotovio
Márcia Fonseca

Perguntas Frequentes

 

1. A participação no evento tem algum custo?


Não. A participação é gratuita. Contudo, caso pretenda ter acesso à gravação do evento e ao certificado de participação, estes têm um custo de aplicabilidade de uma Taxa Administrativa (TA) de 10€.

 

 

2. Como posso assistir em direto e quando recebo o acesso?


O Webinar é realizado em formato online, por via da plataforma Zoom, disponível para computadores, tablets e smartphones.
Quando a sala virtual atinge o número máximo de participantes (500), o evento é transmitido em direto e em simultâneo no YouTube, onde a qualidade é igualmente assegurada.
Quando faltarem 2 horas para o início do evento, o Instituto CRIAP envia um e-mail a todos os participantes com o link de acesso, para que consigam entrar na sala virtual à hora de início.

 

 

3. Fiz a inscrição atempadamente, mas não consegui entrar no Zoom, tive de assistir pelo YouTube. Vou ser reembolsado?


Não. A entrada no Zoom é feita pela ordem de chegada e não pela ordem de inscrição no webinário. Deste modo, aconselhamos todos os participantes a entrar na sala de espera uns minutos antes do evento começar.
Quando a sala virtual no Zoom atinge o limite de participantes (500), o evento é transmitido em direto e em simultâneo no YouTube, onde a qualidade é igualmente assegurada e a possibilidade para participar no momento de perguntas e respostas também é garantida.

 

 

4. Posso participar em direto?


Sim. Ao assistir em direto, tem a vantagem de poder colocar perguntas via chat aos oradores e ver respondidas as suas dúvidas.
No caso de a sala Zoom atingir o limite de participações e os restantes participantes terem de assistir através do YouTube, no momento dedicado a perguntas e respostas, são contempladas as questões dos participantes de ambas as plataformas.

 

 

5. Não posso assistir em direto. É possível rever mais tarde?


Sim. Todos os participantes inscritos podem ter acesso à gravação do evento e ao certificado de participação, mediante o pagamento da Taxa Administrativa (TA), no valor de 10€.
Após a confirmação do pagamento da TA, num prazo de 3 dias úteis posteriores ao evento, os participantes recebem por email o acesso à gravação e ao certificado.

 

 

6. Vou receber um certificado para acrescentar ao currículo e LinkedIn?


Os participantes inscritos podem ter acesso ao certificado de participação no evento, mediante o pagamento de uma Taxa Administrativa (TA) de 10€.
Após a validação do pagamento, o certificado de participação segue no formato digital através de email, num prazo máximo de 3 dias úteis após o evento.
A emissão do certificado de participação em formato papel é possível, mediante o pagamento da TA associada, no valor de 25€ (portes incluídos).

 

 

7. Porquê solicitar o certificado de participação?


Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais se valorizem e ganhem destaque, não só, ao nível do conhecimento e experiência adquiridos, mas também ao nível curricular.
Estes eventos de cariz científico e técnico, organizados pelo Instituto CRIAP enquanto instituição certificada pela DGERT, oferecem aos seus participantes um reconhecimento profissional.

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.