Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Apraxia da Fala na Infância e Dispraxia Verbal de Desenvolvimento tem como objetivo geral:
- Dotar os participantes de conhecimentos, capacidades e atitudes para a avaliação e intervenção terapêutica em casos de DVD / AFI.
Objetivos Específicos
Na Formação em Apraxia da Fala na Infância e Dispraxia Verbal de Desenvolvimento o aluno deve:
- Definir os conceitos de DVD / AFI;
- Identificar sinais de alerta de DVD / AFI;
- Enunciar critérios de diagnóstico de DVD / AFI, tal como descritos na literatura internacional;
- Indicar instrumentos de avaliação terapêutica de referência a nível nacional e internacional;
- Descrever procedimentos de avaliação terapêutica recomendados para DVD / AFI;
- Definir objetivos gerais e específicos para a intervenção em casos de DVD / AFI;
- Conceber e implementar atividades terapêuticas adequadas aos objetivos estabelecidos;
- Sugerir indicadores adequados para monitorizar e avaliar a atuação no âmbito da DVD / AFI;
- Adotar práticas baseadas em evidência para fundamentar o raciocínio clínico e a tomada de decisão terapêutica.
Descrição da Formação
A perturbação comummente designada como Childhood Apraxia of Speech (ASHA, 2007) e/ou Developmental Verbal Dyspraxia (RCSLT, 2011) representará, provavelmente, uma das situações mais controversas no contexto contemporâneo da Terapia da Fala, a nível internacional. As dificuldades na definição de casos clínicos, a natureza evolutiva e variável da perturbação e a "polémica" terminológica existente constituem desafios com que se debatem clínicos e investigadores no domínio das Perturbações dos Sons da Fala (PSF) na infância. Todavia, apesar de dúvidas persistentes, já muito se compreende sobre esta patologia, existindo mesmo consenso relativamente a práticas de sinalização, avaliação e intervenção sustentadas por evidência científica externa. Através do diálogo e da participação, e envoltos em casos clínicos apresentados, convidam-se os participantes (incluindo o formador) a partilhar, debater e refletir, tendo em vista a aprendizagem conjunta e suportada por literatura de referência sobre o tema.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.