Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso em Avaliação e Intervenção nos Comportamentos Desafiantes em Pessoas com Autismo e/ou Défice Intelectual tem como objetivos gerais:
- Conhecer os comportamentos desafiantes no âmbito do autismo e do défice intelectual;
- Identificar a função de um comportamento desafiante através da análise funcional do comportamento;
- Implementar estratégias eficazes de prevenção e de intervenção.
Objetivos Específicos
Na Formação em Avaliação e Intervenção nos Comportamentos Desafiantes em Pessoas com Autismo e/ou Défice Intelectual o aluno deve:
- Identificar e caracterizar os comportamentos desafiantes;
- Avaliar as funções dos comportamentos desafiantes;
- Realizar uma análise funcional do comportamento;
- Antecipar o surgimento de um comportamento desafiante (prevenção);
- Planificar estratégias de intervenção adequadas ao perfil individual;
- Gerir situações de crise;
- Elaborar e implementar um plano de intervenção visando a redução da frequência e da intensidade dos comportamentos desafiantes ao longo do tempo.
Descrição da Formação
Os comportamentos desafiantes, evocados na literatura científica internacional como challenging behaviors, são comportamentos culturalmente inadequados que primam pela sua intensidade, frequência e/ou duração e pela colocação em risco da segurança física do próprio ou de outrem. Estes comportamentos são passíveis de observação no âmbito do espectro do autismo e/ou do défice intelectual, atendendo aos problemas na comunicação, às particularidades sensoriais, às dificuldades socio emocionais, aos problemas de autorregulação, entre outros. Esta formação visa a caracterização dos comportamentos desafiantes, a identificação das variáveis que os despoletam e a exploração das estratégias de prevenção e intervenção, numa linhagem do modelo comportamental (modelo A-B-C - antecedente-comportamento-consequência). Pretende-se que no final desta formação, o formando seja capaz de analisar um comportamento desafiante e de saber como proceder em situações de crise, seja numa perspetiva preventiva ou reativa, com base na análise funcional do comportamento, visando a redução destes comportamentos ao longo do tempo e uma promoção da qualidade de vida.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.