Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso em Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes tem como objetivo geral:
- Aumentar os conhecimentos sobre a problemática do abuso sexual, processo de avaliação e estratégias de prevenção primária.
Objetivos Específicos
Na Formação em Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes o aluno deve:
- Distinguir entre os crimes contra a liberdade sexual e os crimes contra a autodeterminação sexual.
- Definir o abuso sexual enquanto forma de mau trato.
- Descrever as principais características individuais e dinâmicas familiares e sociais associadas a esta forma de mau trato.
- Identificar as especificidades de um processo de avaliação que envolve a criança, a família e o meio.
- Desenhar um protocolo de avaliação, numa perspectiva de articulação interdisciplinar e interinstitucional.
- Distinguir entre avaliação da competência para prestar testemunho e avaliação da credibilidade das declarações.
- Identificar as orientações para a elaboração de um relatório.
- Identificar os objetivos, temas e estratégias de prevenção primária do abuso sexual na idade pré-escolar e escolar (3-6 anos e 6-10 anos).
Descrição da Formação
O abuso sexual de crianças e jovens é uma problemática com elevada prevalência e um claro impacto negativo a curto, médio e longo prazo, na criança, na família e na comunidade. Exige uma avaliação rigorosa, com vista a diminuir a probabilidade de falsos positivos ou falsos negativos, com todo o impacto negativo que cada um deles pode ter. Por outro lado, exige ainda uma abordagem preventiva, de natureza universal, envolvendo as crianças, as famílias e a comunidade. Somos todos responsáveis por prevenir o abuso sexual e esta prevenção primária pode acontecer de formas muito diversas e com recurso a estratégias e materiais lúdicos já desenvolvidos e testadas com população portuguesa (dos quais a formadora é coautora).
Acreditação da OPP
15 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e nas especialidades avançadas de Psicologia da Justiça, Sexologia e Psicologia Comunitária.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP, estudantes de psicologia e/ou diplomados em psicologia, que concluam a formação com aproveitamento. Para efeitos de candidatura ao processo de especialidade, apenas poderá ser considerada formação que tenha sido realizada após a conclusão da formação académica necessária para inscrição na OPP.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Saídas Profissionais
Após conclusão do Curso Avançado em Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes o formando ficará habilitado a exercer funções de integrar entidades com competência de intervenção em matéria de infância e juventude.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato de papel, sendo posteriormente enviado via CTT – Correios de Portugal para a morada de inscrição ou outra a definir pelo formando.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade e-learning será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.