Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Avaliação e Intervenção Psicossocial e Comunitária tem como objetivo geral:
- Dotar os formandos de conhecimentos sobre os modelos teóricos, avaliações e intervenções em contexto comunitário.
Objetivos Específicos
Na Formação em Avaliação e Intervenção Psicossocial e Comunitária o aluno deve:
- Indicar diferentes aceções do conceito de comunidade;
- Definir os princípios de atuação na intervenção comunitária;
- Reconhecer como as comunidades têm influência nos indivíduos e no seu bem-estar;
- Explorar e implementar um guia “step by step” de como operacionalizar programas de intervenção comunitária.
Descrição da Formação
A intervenção comunitária, de uma forma geral, é um processo que tem por objetivo criar condições que permitam melhorar a vida das populações, aumentando o seu bem-estar. Os contextos de intervenção comunitária surgem como área fundamental da prática profissional e de enorme potencial para a aplicação consistente dos princípios de justiça social, respeito pelos direitos humanos e responsabilidade coletiva. O curso usará uma abordagem baseada na comunidade. O modelo de intervenção comunitária caracteriza-se por ser um modelo que se singulariza por se sustentar numa conexão de teorias entre as quais se integra a de redes complexas, a da comunicação e a dos papéis sociais. É um modelo de intervenção de largo espectro, uma vez que, podendo ter como epicentro um grupo, a finalidade é envolver toda a comunidade na construção de um projeto de desenvolvimento comunitário. Este curso visa formar profissionais que deverão estar capacitados para intervir nesses mesmos contextos.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.