Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Dislexia: Perturbação da Aprendizagem Específica tem como objetivo geral:
- Capacitar os formandos para uma avaliação e intervenção diferenciada e específica, teoricamente sustentada e suportada praticamente, no campo da dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia;
Objetivos Específicos
Na Formação de Dislexia: Perturbação da Aprendizagem Específica o aluno deve:
- Clarificar conceitos envolvidos neste domínio: PAE;
- Esclarecer os formandos sobre o impacto geral e as implicações diretas desta problemática na aprendizagem e na participação-interação, nos vários ciclos de ensino;
- Alertar para os indicadores observáveis e a importância da precocidade da intervenção diferenciada;
- Habilitar para a Avaliação Psicológica (Psicólogos) e para a Avaliação do Nível de Desempenho Atual do Aluno (NDAA), isto é, desenvolvimento do aluno nas competências facilitadoras da aprendizagem, bem como competências da leitura, da escrita e da matemática (Professores);
- Facultar estratégias de diferenciação numa sala de aula (ensino do 1º, 2º e 3º ciclos, secundário e educação pré-escolar);
- Disponibilizar, fomentar a criação e a compilação de estratégias e técnicas de intervenção em situações de apoio e reeducação, individual e em pequeno grupo;
- Potenciar a capacidade de reflexão, desenvolvimento do sentido crítico e da proatividade dos formandos, enquanto profissionais e enquanto cidadãos, neste domínio específico da educação.
Descrição da Formação
A Perturbação da Aprendizagem Específica (PAE), em que a DISLEXIA é a mais comum, atinge 10% da população escolar, mas, apesar da elevada percentagem, é muitas vezes desconhecida e/ou não devidamente atendida nas escolas. Nesta formação são atualizados os conceitos neste âmbito, apresentado e refletido o enquadramento legal, abordados os modelos de resposta psicoeducativa, tanto no campo da avaliação como da intervenção específicas. Os formandos receberão instrumentos para a intervenção prática, de natureza psicológica e pedagógica. A falta de conhecimentos de base para intervir adequadamente, inquieta claramente os psicólogos e profissionais da educação. Neste curso poderão obter um know-how, ficando com fundamentos teóricos e ferramentas para a intervenção prática.
Acreditação da OPP
21,5 créditos nas especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação, e na especialidade avançada de Necessidades Educativas Especiais.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou psicólogos júnior.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação de Dislexia: Perturbação da Aprendizagem Específica o formando ficará habilitado a assumir responsabilidades no campo da educação inclusiva, nomeadamente a identificar alunos com PAE/Dislexia, a efetuar avaliações de diagnóstico de PAE/dislexia dos alunos, a programar e desenvolver a intervenção específica em PAE/Dislexia, quer em contexto de escolas ou outras instituições de educação, quer em contexto de instituições do âmbito da psicologia.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade e-learning será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima em pelo menos 75% da duração do plano curricular;
Teste de avaliação sumativa.