Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Perturbação Obsessiva Compulsiva tem como objetivo geral:
- Dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos no âmbito dos modelos explicativos da POC, suas manifestações sintomatológicas, diagnóstico diferencial e comorbilidades, fatores de risco, processos e instrumentos de avaliação e diferentes tipos de intervenções na POC.
Objetivos Específicos
Na Formação em Perturbação Obsessiva Compulsiva: avaliação e intervenção o aluno deve:
- Identificar características diagnósticas e epidemiologia;
- Definir comorbilidades que ocorrem na POC;
- Identificar os modelos teóricos explicativos da POC;
- Listar fatores de risco que se encontram na origem ou manutenção da sintomatologia na POC;
- Distinguir a aplicação de uma avaliação compreensiva e testes psicométricos na POC;
- Discriminar diferentes estágios da POC e a importância da implementação de estratégias preventivas e de intervenção precoce;
- Descrever a aplicabilidade de diferentes métodos de intervenção na POC (e.g., comportamentais, cognitivos, técnicas de neuromodulação etc.) e diferentes modalidades de intervenção (individual, em grupo, ou baseadas no contexto familiar);
- Reconhecer qual o nível de eficácia e segurança de diferentes tipos de intervenção na POC.
Descrição da Formação
A Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC) é uma perturbação psiquiátrica altamente prevalente e com impacto significativo na funcionalidade global dos doentes. Embora a POC seja uma das perturbações psiquiátricas integradas nas duas classificações de diagnóstico - no DSM-5 e no CID-11, ela apresenta um exemplo de perturbação neuropsiquiátrica, onde vários mecanismos neurobiológicos subjacentes à POC (i.e., circuitos cerebrais específicos) tem vindo a ser identificados e relacionados com sintomas e alterações sensoriomotoras, cognitivas, afetivas e motivacionais. Adicionalmente, embora a POC seja um perturbação clinicamente homogenea (i.e., generalização sintomatológica), a avaliação individualizada dos sintomas, do grau de insight, da presença de comorbidades e fatores de risco é de extrema relevância para definir planos terapêuticos personalizados. Dada a sua evolução crónica e incapacitente da POC, a intervenção precoce emerge como intervenção de prevenção primária. Em suma, a presente formação contribuirá para a expansão do conhecimento na avaliação e intervenção na Perturbação Obsessiva Compulsiva integrando evidências científicas oriundas da psicologia e da neurociência translacional, contribuindo para alcançar efetividade clínica.
Saídas Profissionais
Após a conclusão da Formação em Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC), o formando ficará habilitado a operacionalizar, de modo personalizado, metodologias clássicas e tecnologicamente avançadas de avaliação e intervenção psicológica, baseadas na investigação e evidência científicas que combina a área da psicologia e neurociência translacional. Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).