Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Intervenção Psicológica em Diagnóstico Pré-Natal tem como objetivo geral:
- Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos na área do luto parental face ao diagnóstico de malformação fetal na gravidez.
Objetivos Específicos
Na Formação em Intervenção Psicológica em Diagnóstico Pré-Natal o aluno deve:
- Conhecer as diferentes situações de perda gestacional e respetivas especificidades nas dinâmicas de luto;
- Compreender a especificidade de processo de luto parental face a um diagnóstico de malformação fetal;
- Identificar fatores de risco para um luto complicado;
- Promover a valorização da formação dos profissionais envolvidos neste tema destacando a importância das suas práticas para a melhor resolução do problema;
- Planear formas de intervenção facilitadoras da adequada elaboração do luto;
- Motivar ao desenvolvimento de projetos de atividade psicoeducativas neste âmbito.
Descrição da Formação
Na atualidade, com desenvolvimento das técnicas de diagnóstico pré-natal (DPN), tornou-se possível identificar anomalias, numa fase muito precoce do desenvolvimento, falamos do diagnóstico feito ainda in útero. O DPN permite, entre outras coisas, revelar anomalias, síndromes, alterações genéticas e outras anomalias antes do nascimento; esta evolução do DPN permite informar os casais sobre diagnósticos e prognósticos e, frequentemente, confrontá-los com a exigência de decisões complexas como a continuação ou a interrupção de uma gravidez em curso. Esta realidade remete-nos para uma vivência psicológica muito especifica: a perda do “filho saudável” sonhado/esperado ainda na gravidez e a eventual necessidade de decidir sobre o que fazer com a gravidez em curso. Estamos claramente num território de especificidade de Luto Parental que exige aos profissionais envolvidos conhecimentos teóricos e práticos particulares. A investigação nesta área diz-nos que a atitude dos profissionais envolvidos se relaciona claramente com a elaboração do luto por parte dos casais em perda o que terá obviamente consequências na vivência parental destes em gravidezes/filhos subsequentes. Com este curso, pretendemos sensibilizar para a especificidade desta temática através da partilha de conhecimentos teóricos provenientes da investigação e prática clinica; pretendemos ainda motivar o desenvolvimento de projetos de intervenção dirigidos quer aos sujeitos em perda quer aos profissionais que trabalham na área.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.