Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Saúde Mental em População LGBTQIA+ tem como objetivos gerais:
- Dotar os/as formandos/as de competências que lhes permitam diminuir o impacto do estigma e stress minoritário nas pessoas LGBTI;
- Aprender conceitos específicos relacionados com a orientação sexual, identidade de género e características sexuais;
- Adquirir conhecimentos sobre boas práticas de intervenção;
- Reconhecer a importância da criação de espaços seguros para as pessoas lésbicas, gay, bissexuais, trans e intersexo.
Objetivos Específicos
Na Formação em Saúde Mental em População LGBTQIA+ o aluno deve:
- Capacitar os/as formandos/as no reconhecimento da discriminação e os seus sinais de alarme;
- Compreender os direitos e a legislação que protege as pessoas lésbicas, gay, bissexuais, trans e intersexo;
- Distinguir os diferentes conceitos;
- Conhecer os recursos e as limitações existentes;
- Compreender a metodologia de intervenção psicológica através do Modelo de Terapia Afirmativa;
- Adquirir modelos específicos de intervenção positiva baseados nas guidelines nacionais e internacionais.
Descrição da Formação
LGBTI é a sigla que designa as pessoas de orientação sexual lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual e intersexo. Dado o estigma e descriminação ,muitas vezes presentes, este público encontra-se vulnerável a sintomatologia ansiosa, depressiva e ideação suicida. Por isso, é imprescindível que os/as profissionais que intervém com esta população compreendam as especificidades subjacentes e consigam intervir e atuar de forma positiva e eficaz.
Acreditação da OPP
15 créditos nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde, Sexologia e Psicologia Comunitária.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP, estudantes de psicologia e/ou diplomados em psicologia, que concluam a formação com aproveitamento. Para efeitos de candidatura ao processo de especialidade, apenas poderá ser considerada formação que tenha sido realizada após a conclusão da formação académica necessária para inscrição na OPP.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade e-learning será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.