Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Curso Devagar se Vai ao Longe tem como objetivos gerais:
- Dotar os formandos de conhecimentos e competências específicas do campo da promoção das competências socioemocionais, em crianças e adolescentes, potenciando a melhoria de práticas neste domínio;
- Promover competências práticas que potenciem uma implementação eficaz do programa “Devagar se vai ao longe” no contexto profissional.
Objetivos Específicos
No Curso Devagar se Vai ao Longe o aluno deve:
- Identificar os critérios de relevância para a promoção de competências socioemocionais em crianças e jovens;
- Sensibilizar para a importância da metodologia ação-reflexão, como forma privilegiada de promoção de competências socioemocionais;
- Explorar e analisar, criticamente, as características e aspetos a ter consideração na implementação do programa “Devagar se vai ao Longe”.
Descrição da Formação
Um vasto número de estudos tem chamado a atenção para o papel das competências socioemocionais enquanto variáveis preditoras da saúde mental, do bem-estar e do desempenho académico, estando o funcionamento socioemocional menos ajustado associado a diversas dificuldades comportamentais, pessoais, sociais e académicas. Décadas de estudos rigorosos permitiram identificar programas e práticas que promovem competências socioemocionais em contextos educativos e estes têm sido implementados com sucesso por muitos educadores em todo o mundo.
O Devagar se vai ao longe é um programa de aprendizagem socioemocional cientificamente validado, sendo uma intervenção de referência das Academias Gulbenkian do Conhecimento e que surge mencionado num relatório da União Europeia, como exemplo do que se faz em Portugal neste domínio. Este curso prático pretende ser um contributo para promover competências práticas específicas para implementação deste programa e de reflexão crítica acerca do modo mais eficaz para a sua implementação e adaptação aos contextos.
Saídas Profissionais
Após conclusão do Curso Devagar se Vai ao Longeo formando ficará habilitado a exercer funções de intervenção especializada no domínio das competências socioemocionais em contextos educativos formais e não formais e em contextos comunitários. Em 2020, o Ministério da Educação integrou cerca de 800 profissionais nos agrupamentos de escolas públicas, maioritariamente psicólogos, mas também educadores sociais, mediadores e outros técnicos de intervenção social no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, que integra o plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, o qual contempla medidas de três tipos, sendo uma delas “medidas de estímulo à inteligência socioemocional e desenvolvimento pessoal”, dimensões essenciais para o sucesso e inclusão educativos, nomeadamente o aperfeiçoamento de competências sociais, emocionais e de desenvolvimento pessoal. O programa de promoção de competências socioemocionais “Devagar se Vai ao Longe” tem sido muito utilizado neste âmbito.Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.