Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) tem como objetivo geral:
- Capacitar os enfermeiros para a abordagem global da pessoa com doença pulmonar obstrutiva crónica, promovendo uma gestão eficaz da doença, com foco na avaliação, intervenção e promoção da qualidade de vida.
Objetivos Específicos
Na Formação em Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) o aluno deve:
- Identificar os mecanismos fisiopatológicos da DPOC e reconhecer os seus principais sinais e sintomas;
- Realizar uma avaliação abrangente da pessoa com DPOC, incluindo fatores funcionais, psicológicos e nutricionais;
- Aplicar estratégias para otimizar a adesão ao regime terapêutico e melhorar a qualidade de vida da pessoa;
- Dominar as técnicas de utilização dos dispositivos inalatórios e promover a capacitação da pessoa para uma correta administração da terapêutica;
- Implementar abordagens não farmacológicas, como reabilitação respiratória e gestão de energia, contribuindo para o bem-estar da pessoa com DPOC.
Descrição da Formação
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma patologia respiratória crónica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, representando uma das principais causas de morbilidade e mortalidade. O acompanhamento adequado das pessoas com esta condição exige uma abordagem integrada e baseada na evidência científica, onde os enfermeiros desempenham um papel essencial na gestão da doença, na prevenção de complicações e na melhoria da qualidade de vida dos doentes. Este curso foi concebido para dotar os profissionais de enfermagem de conhecimentos aprofundados e competências essenciais para a avaliação, monitorização e intervenção na DPOC. A formação inclui uma abordagem centrada no doente, permitindo aos enfermeiros desenvolver estratégias para promover a adesão terapêutica e a autogestão da doença.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).