Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Eletroestimulação Aplicada à Disfagia tem como objetivo geral:
- Aprofundar conhecimentos sobre as bases neurofisiológicas aplicadas à intervenção fonoaudiológica com a eletroestimulação.
Objetivos Específicos
Na Formação em Eletroestimulação Aplicada à Disfagia o aluno deve:
- Compreender a fisiologia do uso de eletroestimulação;
- Reconhecer a importância de utilizar a eletroestimulação transcutânea como recurso associado à prática clínica;
- Aplicar técnicas específicas de eletroestimulação aplicadas a disfagias;
- Implementar protocolos associados à disfagia.
Descrição da Formação
A eletroestimulação é um método não invasivo e a sua utilização tem sido um recurso fundamental para a reabilitação dos padrões funcionais. Assim, esta formação vai possibilitar ao formando adquirir não só novos conhecimentos, como reciclar aqueles de que já dispõe. De salientar que, os conteúdos do curso adequam-se à realidade portuguesa e permitem fornecer ferramentas práticas para atuar com a patologia em estudo em contextos reais de atuação do terapeuta da fala e fonoaudiólogos. O formato do curso, ainda de que curta duração, aborda as metodologias de intervenção com maior evidência nesta área.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.