Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de EMAEI tem como objetivos gerais:
- Descrever os princípios e conceitos fundamentais da estrutura organizacional da EMAEI;
- Refletir sobre a importância da EMAEI como ferramenta de gestão e planeamento;
- Desenvolver competências de liderança e gestão de equipas na EMAEI.
Objetivos Específicos
Na Formação em de EMAEI o aluno deve:
- Compreender o conceito de EMAEI e sua importância como estrutura organizacional;
- Analisar as vantagens e desvantagens da implementação da EMAEI em uma organização;
- Identificar as principais características e funções da EMAEI;
- Explorar as diferentes formas de estruturar uma EMAEI e as melhores práticas para sua implementação;
- Entender como a EMAEI pode contribuir para a eficiência e eficácia das dinâmicas organizacionais nas estruturas educativas;
- Discutir os desafios e oportunidades relacionados à gestão da EMAEI;
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipa para criar ambientes inclusivos e acolhedores para todos.
Descrição da Formação
O Decreto-lei nº 54, na sua redação atual, procura garantir a inclusão de todos os alunos. Para tal “criou” alguns instrumentos que permitem implementar este paradigma inclusivo. De entre eles destacamos a Equipa de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), através da qual a Escola pode reorganizar-se e traçar um percurso sustentado na construção de uma escola inclusiva. Este é um grande desafio que em muito depende das perceções dos docentes técnicos e muitos outros atores educativos, , mas essencialmente das políticas e das crenças das lideranças. Ao nível das práticas desenvolvidas e implementadas na escola, não esquecendo nunca, os desejos e interesses dos alunos e das suas famílias. Neste contexto, a EMAEI, identifica-se na concretização do seu regimento como resposta objetiva e assertiva da gestão do seu plano de ação e forma de intervenção, no qual refere o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) como um recurso organizacional que permite um contínuo de respostas educativas, com objetivos específicos, de forma a garantir os mecanismos de sustentabilidade da educação inclusiva. A exigência deste desafio implica a existência de estruturas de suporte que ajudem os professores, os técnicos, e os pais a encontrar na escola e na comunidade um continuum de respostas que contribuam para a aprendizagem e para o desenvolvimento de todos e de cada um dos alunos. Neste sentido, a EMAEI, em cada escola, equipara-se a um impulsor que promove práticas inclusivas, tornando-se imprescindível.
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação de de EMAEI o formando ficará habilitado a desempenhar as atividades profissionais com conhecimentos aprofundados: exercício de funções docentes, na área da educação inclusiva; concursos em autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial; ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP/CCP (certificado de aptidão profissional/certificado de competências pedagógicas). São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros. Esta formação é uma mais-valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.