Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso em Integração Sensorial da Infância à Idade Adulta tem como objetivos gerais:
- Adquirir conhecimentos sobre os diversos conteúdos que a Integração Sensorial abrange;
- Reconhecer défices nos sistemas sensoriais em crianças/ jovens/ adultos, realizando um encaminhamento consciente.
Objetivos Específicos
Na Formação em Integração Sensorial da Infância à Idade Adulta o aluno deve:
- Identificar as características inerentes a cada fase do desenvolvimento normal da criança/adolescente;
- Reconhecer os sinais de alerta motores, cognitivos e sensoriais relativos a cada fase do desenvolvimento;
- Adquirir conhecimentos na área da integração sensorial, proporcionando a participação num trabalho de equipa mais prudente;
- Compreender o processo de avaliação realizado pelo Terapeuta Ocupacional nas disfunções de integração sensorial;
- Reconhecer a importância do trabalho de equipa na avaliação e intervenção de indivíduos com disfunções de integração sensorial;
- Desenvolver a capacidade de analisar e compreender a problemática aplicada a casos clínicos;
- Enumerar metodologias de diagnóstico, avaliação e intervenção nas disfunções de integração sensorial;
- Realizar encaminhamento criterioso para a devida intervenção.
Descrição da Formação
A Teoria da Integração Sensorial surgiu em resposta à busca por uma maior compreensão sobre a relação entre as sensações corporais, os mecanismos cerebrais e a aprendizagem e é definida como "...o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível a geração de respostas adaptativas adequadas, a partir do uso eficiente do corpo no ambiente..." (Miller et. al, 2007).
Muitos dos comportamentos que se verificam em atividades do quotidiano, relacionam-se com a capacidade de modular os estímulos sensoriais que o corpo recebe e também de os processar. Quando estas competências se encontram em défice, observam-se comportamentos como intolerância às etiquetas da roupa, não comer alimentos com sabores ou texturas específicas, não ser capaz de tolerar sons altos e manter-se regulados, ter a sensação de que se “precisa de sentir mais” do que as outras pessoas, ou então nem sequer tolerar as sensações no corte de unhas ou cabelo.
É crucial que, nestas situações, a intervenção seja direcionada para as dificuldades sentidas no dia-a-dia, através da promoção de respostas adaptativas, em todos os contextos.
Desta forma, o Curso em Integração Sensorial da Infância à Idade Adulta torna-se uma mais-valia como complemento da formação dos finalistas e profissionais das áreas da saúde e educação para a realização de um trabalho mais consciente e criterioso no que respeita a casos com população com esta problemática. É ainda um meio de aquisição de conhecimentos sobre a temática, proporcionando um maior apoio na intervenção da parte dos cuidadores e pais desta população.
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em Integração Sensorial da Infância à Idade Adulta o formando ficará habilitado a uma prática mais eficiente e consciente dos cuidadores ou técnicos que atuam com população com esta problemática, em instituições, hospitalares ou ambulatórias, públicas ou privadas.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade e-learning será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.