Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso em Intervenção Psicológica na Síndrome do Intestino Irritável tem como objetivo geral:
- Dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos no âmbito da avaliação e intervenção na Síndrome de Intestino Irritável;
Objetivos Específicos
Na Formação em Intervenção Psicológica na Síndrome do Intestino Irritável o aluno deve:
- Descrever a sintomatologia da Síndrome de Intestino Irritável (SII), a par da sua prevalência;
- Identificar a trajetória-tipo de um paciente com Síndrome de Intestino Irritável;
- Dominar as diferentes dimensões em torno da vivência da Síndrome de Intestino Irritável, particularmente ao nível dos mecanismos psicológicos subjacentes à condição;
- Compreender a causalidade da SII e variáveis que promovem a manutenção da condição;
- Aplicar instrumentos de avaliação que afiram as características e severidade da condição;
- Reconhecer as limitações da literatura e instrumentos de avaliação correntes na comunidade científica;
- Elaborar um plano de intervenção psicológica ajustado à manifestação standard da condição, tal como às suas idiossincrasias;
- Desenvolver raciocínio clínico em torno de casos práticos.
Descrição da Formação
A Síndrome do Intestino Irritável ou Cólon Irritável (SII) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal caracterizado por dor abdominal recorrente e distensão abdominal, juntamente com alterações no hábito intestinal, como diarreia e obstipação. A prevalência da SII varia entre 10% e 20% da população, sendo mais comum em mulheres e jovens adultos. Embora a etiologia da SII seja multifatorial e ainda desconhecida, estudos recentes indicam que fatores psicológicos podem estar envolvidos na sua etiologia e na manutenção dos sintomas.
Fatores psicológicos, como ansiedade, stress, traumas emocionais e estilos de coping são importantes no desencadeamento e na manutenção dos sintomas da SII. A ansiedade e o stress, por exemplo, podem aumentar a percepção de dor e a sensibilidade visceral, bem como alterar a motilidade intestinal. O estilo de coping, por sua vez, pode influenciar a forma como os pacientes lidam com os sintomas, podendo exacerbá-los ou diminuí-los. A intervenção psicológica na SII é uma abordagem terapêutica eficaz e recomendada pelas principais diretrizes clínicas para o tratamento desta condição. A terapia cognitivo-comportamental (TCC), em particular, é uma das intervenções psicológicas mais estudadas e eficazes no tratamento da SII. A TCC enfoca os fatores psicológicos envolvidos no desenvolvimento e na manutenção dos sintomas da SII, ensinando aos pacientes estratégias de coping mais adaptativas, como a reestruturação cognitiva, a dessensibilização sistemática e a exposição gradual. A Síndrome do Intestino Irritável é uma condição comum e debilitante, cuja etiologia e manutenção estão relacionadas a fatores biopsicossociais. Psicólogos clínicos, psiquiatras e profissionais de saúde devem estar familiarizados com as abordagens terapêuticas eficazes para o tratamento da SII e ser capazes de oferecer intervenções personalizadas, adaptadas às necessidades individuais dos seus clientes/pacientes.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.