Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Menopausa e Saúde Mental tem como objetivos gerais:
- Promover a literacia em menopausa e a formação específica em avaliação e intervenção psicológica em menopausa;
- Sensibilizar para o contexto evolutivo, biopsicossocial, económico e cultural no qual cada processo de menopausa se desenrola;
- Promover a consciencialização para várias vivências de menopausa (culturais, LGBTQIA+, estigma, agravadas por doença ou cirurgia) e desmistificar mitos associados ao processo;
- Favorecer o conhecimento sobre os impactos da menopausa na saúde mental, e orientar para a avaliação e intervenção em menopausa e especificamente no tratamento da SVM.
Objetivos Específicos
Na Formação em Menopausa e Saúde Mental o aluno deve:
- Definir as várias etapas do processo de menopausa;
- Reconhecer a pluralidade de vivências de menopausa, identificar percursos atípicos e desmistificar mitos;
- Identificar a teoria que explica a vantagem evolutiva da menopausa;
- Tomar consciência do estado atual dos cuidados de saúde em menopausa;
- Reconhecer os impactos e sintomas físicos da menopausa;
- Caraterizar os impactos e sintomas psicológicos da menopausa;
- Caraterizar a SVM (Síndrome Vasomotora da Menopausa);
- Perceber o mecanismo termorregulador da SVM;
- Identificar as consequências psicológicas da SVM;
- Enumerar os fatores de risco e gatilhos para SVM;
- Relacionar a ansiedade e os sintomas depressivos com a SVM;
- Identificar o papel que o psicólogo deverá assumir no acompanhamento em menopausa relativamente aos fatores biológicos, psicossociais/culturais, familiares, laborais, cognitivos, emocionais, sono, sexuais e SVM;
- Identificar as orientações gerais da OMS e aplicar ao papel do psicólogo;
- Estruturar uma entrevista clínica com as considerações específicas da menopausa;
- Selecionar instrumentos de avaliação adequados;
- Aplicar estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais preconizadas para a melhoria da qualidade de vida especialmente no tocante à SVM;
- Identificar fatores de vulnerabilidade cognitiva e funcional associados à menopausa;
- Aplicar estratégias para favorecer uma cognição saudável no decurso da menopausa;
- Reconhecer as queixas cognitivas que devem ser esclarecidas pelo médico especialista;
- Relacionar conhecimentos através da apresentação de casos clínicos: Q&A.
Descrição da Formação
A população mundial de mulheres em processo de menopausa está a aumentar. Em 2021 as mulheres acima dos 50 anos contabilizavam 26% da população mundial de mulheres e meninas. Apesar de a menopausa não ser uma doença, poderá ter impactos significativos em várias áreas da funcionalidade. São conhecidos impactos na saúde física e mental e que por sua vez podem influenciar a esfera familiar, conjugal, sexual, laboral e social. As respostas atuais dos cuidados de saúde a nível mundial e, como tal em Portugal, estão aquém das necessidades sentidas. Alguns fatores poderão explicar a falta de repostas de saúde, como o estigma, que favorece que os sintomas sejam vividos em segredo, a falta de literacia da sociedade em geral, mas também a ausência de formação específica dos profissionais de saúde. A Síndrome Vasomotora da Menopausa (SVM) e a Síndrome Geniturinária da Menopausa (SGUM) são duas das principais condições de saúde com potenciais impactos na saúde mental. Para o tratamento da SVM, uma das opções disponíveis é a Terapia Hormonal da Menopausa (THM). Trata-se de uma abordagem médica que deve ser criteriosamente analisada com o médico ginecologista. A Psicologia, também disponibiliza uma opção terapêutica, de racional cognitivo-comportamental, através do protocol MENOS. Trata-se de uma abordagem atualmente recomendada pela Associação Norte Americana de Menopausa como um tratamento eficaz para a SVM. Esta formação pretende inteirar o formando sobre todo o contexto em torno da menopausa, com especial enfoque nos impactos psicológicos, e avaliação e intervenção psicológica. A melhor forma de disponibilizar cuidados de saúde orientados para as necessidades desta população é através da promoção da literacia e formação aos profissionais de saúde.
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em Menopausa e Saúde Mental o formando ficará habilitado a exercer funções de desenvolvimento de conhecimentos na área da Psicologia da Saúde - Saúde da Mulher, nos Cuidados de Saúde Primários em interação com a Medicina Geral e Familiar e com dedicação à Saúde da Mulher e em equipas multidisciplinares hospitalares, em interação com especialidades como a Endocrinologia, Ginecologia/Obstetrícia ou Psiquiatria, entre outras, nos aspetos dedicados à Saúde da Mulher. Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.