Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Orientação Vocacional e Desenvolvimento de Carreira tem como objetivo geral:
- Capacitar para a intervenção psicológica de orientação vocacional de adultos, dotando os profissionais de conhecimento, estratégias e ferramentas que apoiem a construção de um projeto de vida e profissional.
Objetivos Específicos
Na Formação em Orientação Vocacional e Desenvolvimento de Carreira o aluno deve:
- Refletir sobre o papel da intervenção psicológica vocacional na sociedade contemporânea e sobre as alterações no estilo de vida pessoal e profissional após a pandemia de Covid-19;
- Refletir sobre o significado atribuído à educação, à formação, ao trabalho e ao desenvolvimento pessoal e profissional;
- Antecipar condições, constrangimentos, desafios associados à intervenção psicológica vocacional, com vista a apoiar na construção de percursos pessoais e vocacionais;
- Reconhecer o investimento e requisitos psicológicos para a implementação de projetos, considerando-os momentos de transformação e de construção de um novo equilíbrio entre desejos pessoais, exigências e oportunidades;
- Aplicar ferramentas para a intervenção psicológica de orientação vocacional de adultos.
Descrição da Formação
Os empregos e as profissões têm sofrido mudanças significativas nos últimos anos e continuarão a evoluir num futuro próximo. A tecnologia tem alterado significativamente o contexto do trabalho em diversas profissões e as carreiras tornaram-se menos previsíveis e definitivas. A pandemia de Covid-19 acelerou essas transformações. Muitos trabalhadores passaram a trabalhar a partir de casa, o que gerou uma maior reflexão sobre a sua vida profissional, autocuidado e saúde mental. As funções, as condições de trabalho e os objetivos a longo prazo começaram a ser repensados. Após a pandemia de Covid-19, surgiram com maior intensidade questões sobre o significado que atribuímos aos projetos de vida e profissionais, ao trabalho e ao desenvolvimento pessoal e profissional. São agora mais frequentes os dilemas, transições e tomadas de decisões nas carreiras profissionais. Há uma urgente necessidade de apoiar adultos na orientação vocacional e na construção de novas trajetórias de vida, fornecendo ferramentas para que as pessoas possam pensar, agir e, aprimorar-se, podendo modificar as suas necessidades e, desta forma, encontrar satisfações noutras fontes. A orientação vocacional tem como objetivo transformar o investimento e apoiar na construção de um novo equilíbrio entre desejos pessoais, exigências, oportunidades e influências ecológicas. Incentiva a identificação de valores, interesses, competências e a partilha de aspetos da vida pessoal, sejam eles acontecimentos, situações, formas de conhecimento de si e do outro e da relação com a comunidade. O apoio no desenvolvimento pessoal e vocacional visa, por isso, criar condições para a tomada de decisão em qualquer momento da vida, com vista a encontrar um estilo de vida único, encarando as limitações da sociedade circundante, mas refletindo criticamente sobre os diferentes contextos em que está inserido. Num contexto contraditório das sociedades contemporâneas, em que as pistas e os resultados nem sempre são coerentes, pretendemos interrogar-nos sobre o sentido da construção de projetos de vida, realçando a importância de novas políticas e mudanças na intervenção de orientação vocacional ao longo da vida.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).