O Curso de Perícias Forenses tem como objetivo geral: - Desenvolver conhecimentos teórico-práticos no âmbito da perícia psicológica forense através do conhecimento dos protocolos e dos instrumentos de avaliação usados nas várias faixas etárias.
Objetivos Específicos
Na Formação em Perícias Forenses o aluno deve: - Compreender a relevância da perícia psicológica forense na prática clínica; - Reconhecer a influência do funcionamento cognitivo em termos de memória e atenção no contexto da avaliação psicológica forense; - Demonstrar competências na seleção, aplicação e administração de protocolos de avaliação no âmbito do direito: família, menores e adultos; - Elaborar relatórios psicológicos periciais com base na exploração de casos práticos.
Descrição da Formação
Há sempre uma influência subjetiva na pessoa sujeita a uma perícia de psicologia forense, pois qualquer ato psicológico junto de uma pessoa impacta-a de alguma maneira. Além disso, independentemente da função da perícia de psicologia forense, as conclusões derivadas desta têm possibilidade de determinar a vida dessa pessoa. Posto isto, deve haver no perito a consciência do cunho da sua ação e da sua responsabilidade profissional. Deve haver o dever de se sentir exercer as suas funções com o máximo rigor, dever ético e deontológico, com total imparcialidade, objetividade e sensação de deter o saber necessário para a sua prática profissional. Cada vez mais as perícias de psicologia forense contribuem como meio auxiliar de informação nos diferentes âmbitos jurídicos e clínicos, contribuindo essa informação para influenciar decisões legais, clínicas ou sociais. As conclusões das perícias psicológicas são hoje consideradas importantes meios de prova, no contexto de diferentes molduras penais. São úteis para melhor informar os decisores, desde, por exemplo, a tomada de uma decisão sobre uma indeminização a ser atribuída, a capacidade de uma pessoa para gerir a sua pessoa ou bens, à validade de um testemunho ser considerado, ou se determinada pessoa deva ser considerada imputável, ou inimputável. Por o ato de realizar uma perícia de psicologia forense ser muito complexo, requer elevadas competências técnico-científicas, ajustada a cada caso, validadas nessa área de avaliação e intervenção. A decisão do perito em realizar formação que aprimore as suas competências é uma responsabilidade, e uma mais-valia, que legitimará e credibilizará o seu exercício profissional. Mais seguro do seu exercício, enriquecerá também assim os seus pareceres em pressupostos técnico-científicos validados.
Saídas Profissionais
A realização do Curso Avançado em Perícias Forenses habilitará o formando a atuar nas áreas das perícias psicológicas forenses em crianças e adultos. Esta formação é uma mais-valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão: - O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. - O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. Requisitos técnicos: - Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet - Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas; Teste de avaliação sumativa.