Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Práticas de Literacia Emergente tem como objetivo geral:
- Dotar os formandos de informação atualizada e suportada por evidência científica de estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem e do sucesso na aprendizagem da literacia.
Objetivos Específicos
Na Formação em Práticas de Literacia Emergente o aluno deve:
- Promover a autorreflexão sobre práticas adotadas no âmbito da promoção do desenvolvimento da linguagem e introdução da literacia em idade pré-escolar;
- Analisar criticamente o modelo de Literacia Emergente Inside-Out/Outside-In, bem como outros pressupostos teóricos relacionados com o desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da literacia;
- Discutir práticas e sugerir estratégias de estimulação ao nível de: (1) conversação e pragmática comunicativa, (2) vocabulário recetivo e expressivo, (3) estrutura morfossintáctica do discurso verbal oral, (4) compreensão de narrativas e de linguagem complexa, (5) conhecimento do alfabeto, (6) desenvolvimento de conceitos de escrita, (7) recurso à linguagem como ferramenta para pensar e aprender e (8) competências metafonológicas;
- Implementar as estratégias exploradas em contexto terapêutico, pedagógico ou de intervenção precoce com crianças e famílias;
- Analisar, em grande grupo, a implementação das estratégias exploradas pelo próprio em atividades registadas em vídeo;
- Participar, em pequeno grupo, na análise e discussão de vídeos, materiais e literatura fornecida;
- Favorecer a preparação, de forma colaborativa, de atividades e recursos educativos de acordo com os conteúdos programático e diferentes contextos profissionais.
Descrição da Formação
A aprendizagem da literacia não se inicia somente no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mas sim tão cedo quanto a chegada ao berço, mediante a criação de oportunidades de participação e acompanhamento em atividades promotoras de competências de literacia emergente. Competências como o conhecimento de vocabulário, a compreensão da relação e correspondência entre sons e letras, a capacidade para analisar conscientemente a estrutura fonológica, semântica e morfossintáctica da linguagem oral, o desenvolvimento da orientação espácio-temporal e a competência para compreender e inferir novos significados, a partir da informação verbal transmitida, são, desde há muito, reconhecidas competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, apresentam-se como peças fundamentais para o sucesso na literacia o que dita, em grande parte, o sucesso académico e a inclusão escolar dos alunos, uma vez que depois de aprender a ler com sucesso, a criança/adolescente deverá apresentar mestria nesta competência para que possa ler para aprender. Face à elevada incidência de dificuldades ao nível do desenvolvimento da linguagem e perante o problema atual do insucesso escolar, especialmente nos primeiros anos do 1º CEB, importa desenvolver programas de prevenção e estimulação que tenham impacto social positivo e a longo prazo. Intervir ao nível precoce e no nível de ensino pré-escolar é, declaradamente, uma boa prática internacional, em especial no que ao desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da literacia diz respeito. Combinando o contributo de boas práticas internacionais com a necessidade de criar e implementar planos de ação estratégica para a promoção do sucesso escolar, a formação proposta surge como uma abordagem interdisciplinar para minorar o problema identificado. Ao abordar o tema em questão através da modalidade de oficina formativa, pretende-se co-criar percursos formativo com os participantes, incluindo a construção e a operacionalização de instrumentos, recursos e produtos didáticos que deverão ter reflexos positivos na aprendizagem dos seus alunos.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.