Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso Prático em Intervenção dos Terapeutas da Fala nas Perturbações Alimentares tem como objetivos gerais:
- Conhecer a intervenção do terapeuta da fala nas perturbações alimentares da infância;
- Adquirir competências relativas à intervenção da perturbação alimentar na infância;
Objetivos Específicos
Na Formação em Intervenção dos Terapeutas da Fala nas Perturbações Alimentares o aluno deve:
- Identificar os sinais de risco para a aquisição normal da função alimentar;
- Identificar as estratégias de facilitação para a aquisição da função alimentar;
- Caracterizar a perturbação alimentar quanto à sua etiologia;
- Saber a avaliação e implementar o planeamento de um programa de intervenção tendo em conta a perturbação alimentar;
- Analisar e discutir casos clínicos;
Descrição da Formação
As perturbações da alimentação têm agrupado profissionais de diversas áreas, quer na investigação quer na prática clínica, visando uma abordagem mais ampla e eficiente na criança com disfagia. As causas e as consequências das dificuldades do processo de alimentação na criança são tão complexas e heterogéneas, que para a avaliação e intervenção são necessários conhecimentos abrangentes de outras áreas da saúde, para além dos conhecimentos específicos e atuais na área da terapia da fala. Este curso poderá ser uma excelente oportunidade para aprofundar estes conhecimentos, assim como poderá posteriormente aplicar este conhecimentos na sua prática profissional.
Esta Formação em Intervenção dos Terapeutas da Fala nas Perturbações Alimentares é uma mais valia ao nível curricular para finalistas, de Mestrado, de licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato de papel, sendo posteriormente enviado via CTT – Correios de Portugal para a morada de inscrição ou outra a definir pelo formando.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade e-learning será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.