Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Técnicas de Autorregulação Ortográfica tem como objetivos gerais:
- Compreender a relação entre a consciência fonológica e a aprendizagem da ortografia;
- Conhecer os principais tipos de erros ortográficos e a sua origem;
- Saber identificar os sinais de alerta associados à disortografia;
- Compreender a importância da autorregulação na aprendizagem da escrita.
Objetivos Específicos
Na Formação em Técnicas de Autorregulação Ortográfica o aluno deve:
- Identificar diferentes tipos de erros ortográficos (fonológicos, lexicais, morfossintáticos, etc.);
- Reconhecer padrões de erro associados a dificuldades na conversão letra-som;
- Aplicar estratégias de avaliação diagnóstica dos erros ortográficos;
- Explorar técnicas práticas de promoção da consciência fonológica;
- Implementar atividades de autorregulação adaptadas a diferentes níveis de ensino;
- Organizar planos de intervenção ortográfica individualizados ou em pequeno grupo;
- Avaliar o progresso ortográfico dos alunos com base em critérios objetivos.
Descrição da Formação
Ao ingressar na escola, a criança já domina a linguagem oral, mas o contacto com a escrita exige um novo olhar sobre a língua: é necessário desenvolver capacidades metalinguísticas, sobretudo ao nível da consciência fonológica. A compreensão do princípio alfabético e a correta associação letra-som são fundamentais para a leitura e escrita eficazes. Contudo, muitas crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam comprometimentos nesta área, revelando erros ortográficos sistemáticos e recorrentes, muitas vezes associados a uma disortografia de base fonológica. Esta formação oferece uma abordagem prática, fundamentada nas mais recentes investigações em linguística, psicologia da educação e neurociência, sobre a relação entre consciência fonológica e desempenho ortográfico. O formando terá acesso a ferramentas e estratégias inovadoras e eficazes para intervir diretamente nos processos de escrita dos alunos, contribuindo para a sua autonomia e sucesso escolar. Portanto a formação nasce da necessidade de dotar os profissionais da educação de estratégias práticas para reconhecer, compreender e intervir nos erros ortográficos através de processos de autorregulação, promovendo aprendizagens mais eficazes e duradouras nos alunos.
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em Técnicas de Autorregulação Ortográfica o formando ficará habilitado a exercer funções de coordenação pedagógica e gestão escolar, educação pré-escolar e ensino básico, ensino especial e educação inclusiva, psicologia educacional, terapia da fala e apoio educativa e intervenão pedagógica. Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa (100%).