Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso Prático em Trauma Psicológico tem como objetivo geral:
- Dotar os formandos de conhecimentos ao nível das especificidades da exposição individual e coletiva a eventos potencialmente traumáticos e das linhas orientadoras para a intervenção em trauma psicológico.
Objetivos Específicos
Na Formação em Trauma Psicológico o aluno deve:
- Definir trauma psicológico;
- Descrever consequências da exposição a acontecimentos potencialmente traumáticos;
- Enumerar perspetivas de saúde pública acerca do trauma;
- Identificar perturbações relacionadas com trauma;
- Explorar as recomendações para a intervenção desde a crise e/ou desastre até à prática clínica associada ao tratamento de perturbações relacionadas com trauma;
- Comparar as terapias centradas no trauma.
Descrição da Formação
Nas últimas décadas, tem crescido o interesse pela Psicotraumatologia. Em Portugal, como no mundo, ao longo da vida a maioria da população já esteve exposta a pelo menos uma situação potencialmente traumática. Acidentes graves, desastres naturais, que podem incluir tempestades, inundações ou incêndios florestais, a par de agressões físicas ou sexuais, suicídio, guerra ou ataque terrorista, assim como ter história de abuso sexual, físico ou psicológico na infância, são alguns exemplos de acontecimentos que se podem revelar traumáticos. Uma pandemia como a COVID-19 tem igualmente lugar nesta lista. Cada vez mais procura-se responder às necessidades de saúde mental específicas das pessoas que vivenciam este tipo de eventos. Da exposição individual à vivência coletiva de um trauma, justificam-se intervenções adequadas. Os profissionais de saúde mental têm ao seu dispor um conjunto de ferramentas essenciais que podem usar para ajudar quem foi exposto a experiências traumáticas.
Acreditação da OPP
12,5 créditos nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Comunitária.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou psicólogos júnior.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em Trauma Psicológico os formandos que, especialmente, irão beneficiar deste curso são:
- Psicólogos que trabalhem em organizações que atuam em cenários de crise e/ou catástrofe (ex., ANPC, INEM, CVP);
- Psicólogos que trabalhem com vítimas de crime;
- Psicólogos humanitários;
- Psicólogos Especialistas em Psicologia Clínica e da Saúde;
- Outros Psicólogos.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade e-learning será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.