Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso em WISC-III: da Avaliação à Interpretação Clínica tem como objetivos gerais:
- Administrar e cotar a WISC-III para a mensuração do funcionamento intelectual/neurocognitivo;
- Identificar as potencialidades e as limitações da WISC-III em contexto de avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e adolescentes;
- Interpretação clínica e neuropsicológica dos resultados dos diversos subtestes, índices fatoriais e medidas compósitas da WISC-III;
- Conhecer os perfis cognitivos da WISC-III comummente presentes em diversas Perturbações do Neurodesenvolvimento e outras disfunções cerebrais.
Objetivos Específicos
Na Formação em WISC-III: da Avaliação à Interpretação Clínica o aluno deve:
- Administrar, cotar e interpretar as funções avaliadas pelos subtestes da WISC-III;
- Conhecer a aplicabilidade e a utilidade da WISC-III em contexto de avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e adolescentes;
- Conhecer estratégias de aplicação da WISC-III em avaliações de crianças com Perturbações do Neurodesenvolvimento ou com comprometimento neurológico;
- Interpretação clínica e neuropsicológica (qualitativa e quantitativa) dos resultados dos subtestes, índices fatoriais, medidas compósitas e QIs da WISC-III;
- Identificar e interpretar os principais perfis cognitivos comummente presentes nas Perturbações do Neurodesenvolvimento e outras disfunções cerebrais.
Descrição da Formação
WISC III é a 3ª edição da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças é o teste mais utilizado pelos profissionais de Psicologia, com aplicação em vários contextos de avaliação psicológica (clínica, neuropsicológica, educação, etc.). Esta formação tem por finalidade dotar os formandos de competências práticas de administração e interpretação clínica avançada da WISC-III em contexto de avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e adolescentes.
Esta Formação em WISC-III: da Avaliação à Interpretação Clínica é uma mais valia ao nível curricular para finalistas, de Mestrado, de licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Acreditação da OPP
6 créditos na área de Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP, estudantes de psicologia e/ou diplomados em psicologia, que concluam a formação com aproveitamento. Para efeitos de candidatura ao processo de especialidade, apenas poderá ser considerada formação que tenha sido realizada após a conclusão da formação académica necessária para inscrição na OPP.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato de papel, sendo posteriormente enviado via CTT – Correios de Portugal para a morada de inscrição ou outra a definir pelo formando.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade presencial será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, microfone, colunas de som e com ligação à internet
- Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento
- Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários
- Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e dos formandos
- Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de dinâmicas de grupo;
Esta formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória em pelo menos 75% das horas síncronas;
Teste de avaliação sumativa.