Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Infância à Idade Adulta tem como objetivos gerais:
- Conhecer os métodos de exploração funcional do encéfalo, correlacionáveis com os estudos da atividade nervosa complexa, bem como os meios de avaliação clínica e as técnicas de intervenção terapêutica (reestruturação/reabilitação e psicoterapia) e reintegração sociofamiliar dos pacientes com disfunções neuropsicológicas;
- Adquirir competências fundamentais para a prática clínica da avaliação e intervenção e/ou reabilitação neuropsicológica em diferentes patologias, desde a infância à idade adulta, incluindo as pessoas mais velhas.
Objetivos Específicos
Na Formação em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Infância à Idade Adulta o aluno deve:
- Realizar avaliação clínica e diagnóstica e identificar as diversas síndromes neuropsicológicas que podem ocorrer ao longo do ciclo de vida;
- Conhecer as técnicas e instrumentos específicos de avaliação neuropsicológica destinados à infância, idade adulta e pessoas mais velhas;
- Identificar as técnicas fundamentais usadas pelos neuropsicólogos nos diversos domínios da reabilitação e saber Interpretar os resultados da intervenção;
- Elaborar um programa de reabilitação neuropsicológica em contexto de perturbações de aptidão motora, perturbações da comunicação, dificuldades de aprendizagem, necessidades educativas especiais, síndromes neuropsicológicos e demências;
- Utilizar modelos e técnicas de intervenção neuropsicológica informatizados e não informatizados aplicados à criança e ao adulto jovem e mais velho;
- Conhecer os princípios da farmacocinética no contexto da reabilitação cerebral;
- Implementar outras terapias reabilitativas ou com fins terapêuticos e não farmacológicas;
- Reconhecer a importância do trabalho de equipa no processo reabilitativo;
- Avaliar a eficácia do tratamento;
- Desenvolver capacidade reflexiva crítica.
Descrição da Formação
Esta Especialização Avançada em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Infância à Idade Adulta permitirá ao formando adquirir competências de avaliação e reabilitação neuropsicológica em crianças, adolescentes, adultos e pessoas mais velhas, aplicadas a diversas patologias e síndromes, em contextos diferenciados. O formando irá adquirir conhecimento sobre diagnósticos, síndromes neuropsicológicos, técnicas e instrumentos de avaliação e reabilitação neuropsicológica baseados nas boas práticas clinicas e na evidência científica. Os contributos das neurociências, nomeadamente da avaliação e reabilitação neuropsicológica, assumem-se como métodos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que tenham sido alvo de lesões congénitas e adquiridas, nomeadamente dificuldades de aprendizagem, perturbações da comunicação, perturbações disruptivas do comportamento, de défice de atenção, AVC’s, TCE’s, demências, etc.
A reabilitação neuropsicológica é efetivamente um dos melhores métodos para a redução do défice cognitivo e das alterações emocionais e do comportamento. Este Curso em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Infância à Idade Adulta, servirá como coadjuvante aos planos curriculares de psicologia ou neuropsicologia ou como reciclagem para profissionais no ativo.
Neste sentido, podemos assumir que a reabilitação neuropsicológica é fundamental para o profissional ou estudante que pretenda conhecer as patologias do sistema nervoso, as suas implicações e elaborar programas de reabilitação no sentido da promoção da autonomia, melhorar a qualidade de vida e dar suporte aos pacientes e aos seus familiares/cuidadores.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas, de Mestrado, de licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Acreditação da OPP
119 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e nas especialidades avançadas de Neuropsicologia, Necessidades Educativas Especiais e Psicologia da Saúde Ocupacional.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP, estudantes de psicologia e/ou diplomados em psicologia, que concluam a formação com aproveitamento. Para efeitos de candidatura ao processo de especialidade, apenas poderá ser considerada formação que tenha sido realizada após a conclusão da formação académica necessária para inscrição na OPP.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Saídas Profissionais
Após concluir a Formação em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Infância à Idade Adulta o formando ficará habilitado a integrar as entidades empregadoras contam-se nomeadamente hospitais, serviços de saúde públicos e privados, estabelecimentos de ensino, serviços de reinserção social, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, serviços de segurança, redes de infância, lares, centros de dia, rede de cuidados continuados, universidades seniores, órgãos de administração central e local entre outros.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua (10%);
Execução de atividades (20%);
Avaliação sumativa modular (70%).