Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante tem como objetivos gerais:
- Dotar os profissionais de conhecimentos, competências e técnicas na área das ciências forenses e judiciais;
- Capacitar profissionais à prática da pesquisa e análise de provas e elucidação de crimes;
- Habilitar a análise de perícias forenses.
Objetivos Específicos
Na Formação em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante, o aluno deve:
- Dotar os profissionais de conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação técnica e ética, no âmbito das ciências forenses;
- Capacitar os alunos com os conhecimentos teóricos e competências práticas na área da investigação criminal;
- Desenvolver nos alunos o raciocino crítico e analítico nas investigações de crimes;
- Desenvolver as competências envolvendo os princípios, técnicas e práticas na investigação de crimes;
- Promover o treino de competências na avaliação de necessidades, de diagnóstico, de prognóstico e no reconhecimento de recursos necessários à intervenção.
Descrição da Formação
Diariamente somos confrontados com notícias que dão conta de diferentes tipos de crime, sinistros e ocorrências, perpetrados em diferentes circunstâncias, com impactos diretos e indiretos nas pessoas e comunidades onde ocorreram. Cada vez mais, a Especialização Avançada em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante do Instituto CRIAP tem vindo a ganhar expressão nos vários setores da sociedade civil que necessitam de uma abordagem holística e especializada sobre um determinado problema fáctico. Esta Especialização tem vindo a afirmar-se como uma mais-valia ao serviço das diferentes atividades profissionais que necessitam de uma abordagem multidisciplinar, ao dotar os seus alunos com conhecimentos e capacidades adequados à resolução eficaz dos casos em investigação, seja na área judicial ou cível. Como saídas profissionais, este Curso em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante permite que os seus finalistas sejam considerados como profissionais qualificados por várias entidades privadas idóneas e independentes que disponibilizam serviços na área da prevenção da violência, na intervenção com vitimas e agressores bem como no trabalho multidisciplinar da recolha de prova através do domínio das ciências forenses.
Saídas Profissionais
Após a conclusão da formação em Ciências Forenses, Investigação Criminal e Comportamento Desviante, os formandos ficarão habilitados a desenvolver um trabalho mais qualificadoesta área. Estas competências podem ser úteis para o desempenho de funções em diversas entidades, entre as quais se destacam as Instituições Particulares de Solidariedade Social, Organizações Não-Governamentais (ex.: APAV), Polícias, Projetos Comunitários, Equipas Multidisciplinares de Apoio aos Tribunais, Tribunais, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Centros de Acolhimento de Menores, Gabinetes Médico-Legais, Serviços Prisionais e de Reinserção Social, Estabelecimentos de Ensino, Peritagem de Seguros, com Especialidade em Incêndios Rurais e/ou Urbanos, bem como Obras de Arte, entre outros. Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua;
Execução de atividades;
Avaliação sumativa modular;
Relatório de inspeção ao cenário de crime.