Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Comunicação Aumentativa e Alternativa tem como objetivos gerais:
- Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos de avaliação e intervenção com comunicação aumentativa e alternativa na criança e no adulto;
- Explorar os diversos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa;
- Desenvolver competências digitais na construção de materiais para a comunicação aumentativa e alternativa.
Objetivos Específicos
Na Formação em Comunicação Aumentativa e Alternativa o aluno deve:
- Avaliar as competências comunicativas da criança, jovem ou adulto;
- Identificar o problema principal e desenvolvimento de padrões comunicativos;
- Reconhecer a habilitação da criança/jovem/adulto;
- Reconhecer a habilitação dos contextos;
- Aplicar metodologias de avaliação, diagnóstico e intervenção junto dos clientes com necessidades comunicativas e dos respetivos parceiros comunicativos;
- Explorar diversas ferramentas de construção de materiais;
- Desenvolver a capacidade reflexiva e do raciocínio crítico.
Descrição da Formação
Toda a potencialidade de desenvolvimento do ser humano reside na capacidade de comunicar e interagir com os outros. As alterações da comunicação diminuem não só a qualidade de vida dos afetados, mas também a sua capacidade de adquirir conhecimentos, interpretá-los e transmiti-los, impedindo muitas vezes a sua integração social e desenvolvimento pessoal. As crianças, jovens e adultos com dificuldades em expressar-se, debatem-se com sérias limitações aos níveis da autonomia pessoal e familiar, encontrando-se a maior parte das vezes votadas à solidão, ao isolamento; desenvolvem um sentimento de impotência perante o meio, dado a impossibilidade de agirem sobre ele, sentindo que os outros os subestimam, que falam sem os terem em conta, que tomam decisões em seu lugar, e assim, vão perdendo o interesse no diálogo, tendo enormes dificuldades na sua relação com o meio envolvente. À medida que vão acumulando fracassos, vão desistindo de tentar arriscar, aprendendo assim a serem totalmente dependentes dos outros, adotando cada vez mais uma atitude passiva (Passividade Aprendida). Nos casos em que a fala não constitui o canal principal do processo comunicativo é necessário proporcionar um SAAC. Somos ardentes defensores e promotores da Comunicação Aumentativa/Alternativa, e não duvidamos da eficácia e potencialidade desta intervenção, pois ao promovermos capacidades comunicativas e linguísticas em pessoas incapacitadas, tornamo-las capazes de interagir, comunicar, expressar necessidades e sentimentos, de partilhar experiências e informações. Em Portugal não se sabe quantas pessoas têm problemas de comunicação, pois estas dificuldades são ainda secundárias em relação a outros diagnósticos... Sabemos no entanto que milhares e milhares de pessoas estão privadas de comunicar. Quanto mais cedo interviermos, mais facilmente se estabelecerão as estratégias adequadas a desenvolver, que permitirão uma interação ajustada a cada situação. É importante desmistificar a atitude face ao uso de um SAAC, motivando mais gente a Informar-se, a Formar-se e a Intervir.
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em Comunicação Aumentativa e Alternativa o formando ficará habilitado a exercer funções de terapia da fala com conhecimentos aprofundados a nível da comunicação aumentativa/alternativa, poderão intervir em várias áreas, nomeadamente em perturbações da comunicação em crianças, em jovens e em adultos, e em instituições como jardins de infância, escolas, unidades de apoio à multideficiência, CERCI`s, centros de reabilitação, hospitais pediátricos, hospitais de adultos, gabinetes privados, entre outros. Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua;
Execução de atividades;
Avaliação sumativa modular.