Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Demências tem como objetivos gerais:
- Mitigar a exclusão social das pessoas com demência e dos seus cuidadores nas organizações e na comunidade e aumentar o seu nível de bem-estar e participação social, funcional e ambiental;
- Aplicar o design à intervenção, gestão e construção de espaços e ambientes, valorizando as organizações e o nível de cuidado prestado.
Objetivos Específicos
Na Formação em Demências o aluno deve:
- Reproduzir o sentimento de competência e o estímulo de trocas de afeto;
- Converter papéis identitários e estimular novas dinâmicas relacionais;
- Reconhecer a criatividade e a autodeterminação na participação social e comunitária;
- Identificar a prevalência de problemas psicológicos e comportamentais normalmente associados aos quadros demenciais por forma a diminuí-los;
- Reproduzir dinâmicas com pessoas com demência e seus cuidadores;
- Descrever o processo para estabelecimento de parcerias com centros de arte e cultura;
- Aplicar estratégias de inovação através do design e qualidade;
- Identificar como transformar ideias em protótipos.
Descrição da Formação
A Demência é uma condição cada vez mais representativa, preocupante e evolutiva, em Portugal e no mundo. É inegável o peso desta condição mental que enfraquece significativamente a qualidade de vida dos que dela sofrem e inexoravelmente dos familiares que com estas pessoas se relacionam.
Perante um diagnóstico de demência, tendemos a focar as perdas, prevendo e antecipando um futuro difícil. Não condicionará esta visão a forma como interagimos com a pessoa no presente?
Do ponto de vista humano, esta patologia mental exige cuidados específicos e, por isso, as pessoas com demência e seus cuidadores terão de estar forçosamente inseridos em contextos cujas respostas ofereçam cuidados individualizados e ambientes amigos, para assim garantir a sua qualidade de vida.
O projeto de intervenção hOpeningDementia (hOD) traduz a vontade de ver e comunicar com a pessoa com demência e seus cuidadores para lá da perda, facilitando a sua vida, prolongando a sua independência e promovendo a sua dignidade, identidade, participação familiar, social e comunitária.
O hOD liga psicólogos, designers e profissionais das artes (música, artes plásticas, fotografia, agentes artísticos, etc) com a comunidade, construindo novas práticas de intervenção na demência, promovendo ações dentro das temáticas e princípios da Psicologia, do Design e das Metodologias Participativas.
Torna-se imprescindível que as pessoas que possuem cargos diretivos, de coordenação ou direção técnica sejam detentoras de conhecimento e competências no sentido de melhor procederem à gestão das suas instituições, melhorando a qualidade das respostas que prestam aos seus clientes, inclusivamente àqueles com demência, e que os profissionais recebam formação especializada. A nossa proposta formativa ao oferecer uma modalidade de intervenção psicossocial/não farmacológica, que visa a pessoa com demência, os seus cuidadores (formais e informais) e o contexto onde a pessoa vive, suporta, na prática, uma possibilidade de resolução do problema para a pessoa que sofre de Demência e para a sua família e facilita, a curto, médio e longo prazo, o trabalho efetuado nas instituições pelos prestadores de cuidados formais. A metodologia, objetivos e metas são contextualmente traçados no sentido de operar em instituições autónomas ou núcleos institucionais que se foquem nos cuidados continuados e paliativos. Um projeto que se afirma economicamente viável, sendo importante e coadjuvante na resposta efetiva a uma questão tendencialmente urgente.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas, de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Saídas Profissionais
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua;
Execução de atividades;
Avaliação sumativa modular.