Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Gestão Desportiva tem como objetivo geral:
- Dotar os formandos da capacidade de compreender os princípios da gestão do desporto no âmbito das suas organizações e capacitá-los para a intervenção de melhoria internas e externas.
Objetivos Específicos
Na Formação em Gestão Desportiva o aluno deve:
- Reconhecer diferentes tipologias de eventos desportivos onde a sua gestão é fator de sucesso na sua realização;
- Conhecer o consumidor (praticante, responsável educacional, adepto) da sua organizações desportiva;
- Compreender a gestão estratégica no âmbito das suas organizações, procurando entender como criar e avaliar estratégia que pode criar vantagens competitivas para essas mesmas organizações;
- Conhecer e aplicar métodos para explorar novas ideias de negócios sustentáveis, para satisfazer necessidades do mercado e de clientes de organizações;
- Compreender o marketing do desporto no âmbito das suas organizações, procurando promover relações de troca, que criem valor para essas mesmas organizações;
- Conhecer os principais desafios à gestão de pessoas nas organizações desportivas bem como fatores de risco e de proteção;
- Desenvolver a capacidade de promover processos ao nível da conceção, execução, animação e gestão de espaços e instalações desportivas.
Descrição da Formação
O Desporto é uma indústria em crescimento, pelo que os gestores e dirigentes de federações desportivas, clubes e associações, empresas de retalho especializado, patrocinadores, ginásios, comunicação social especializada e muitos outros, deve deter competências de gestão, que lhes permita adaptarem-se às contingências dos contextos e conjunturas. Participando neste curso, todos estes profissionais poderão compreender os princípios da gestão do desporto no âmbito das suas organizações, sendo capazes de os aplicar para intervenções que visem melhorias organizacionais internas e externas.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua (10%);
Execução de atividades (20%);
Avaliação sumativa modular (70%).