Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso em Gestão de Instituições e Associações de Economia Social tem como objetivo geral:
- Dotar as organizações de ferramentas, métodos e técnicas capazes de suportar o desenvolvimento de conhecimentos de gestão no âmbito da economia social. Permitindo, desta forma, que as organizações se tornem detentoras de competências específicas que lhes permitam melhorar a qualidade dos seus serviços.
Objetivos Específicos
Na Formação em Gestão de Instituições e Associações de Economia Social o aluno deve:
- Identificar e caracterizar as várias instituições que compõem a economia social;
- Fomentar uma gestão apoiada no conceito de desenvolvimento sustentável;
- Conhecer, compreender e implementar instrumentos de gestão de recursos humanos;
- Adquirir noções relativas à aplicação do sistema de normalização contabilística;
- Compreender a legislação desta área usando-a como uma ferramenta de gestão;
- Promover a organização interna da instituição projetando a sua imagem para o exterior.
Descrição da Formação
O Decreto-Lei n.º 172-A/2014 de 14 de Novembro, define como Instituições Particulares de Solidariedade Social, as pessoas coletivas, sem finalidade lucrativa, constituídas exclusivamente por iniciativa de particulares, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de justiça e de solidariedade, contribuindo para a efetivação dos direitos sociais dos cidadãos, desde que não sejam administradas pelo Estado ou por outro organismo público.
Existem hoje em Portugal cerca de 53000 instituições no âmbito da economia social abrangendo todo o território nacional. Estas instituições desenvolvem a sua atividade através de 9000 respostas sociais, ocupando cerca de 60 000 voluntários como dirigentes e tendo ao seu serviço mais de 300 000 trabalhadores. Em termos de impacto financeiro nas comunidades, só em remunerações dos seus trabalhadores, as IPSS transferem mensalmente para as suas contas mais de 200 milhões de euros anualmente.
Torna-se imprescindível que as pessoas que possuem cargos diretivos, de coordenação ou direção técnica sejam detentoras de competências seguras no sentido de melhor procederem à gestão das suas instituições melhorando a qualidade das respostas que prestam aos seus utentes.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas, de Mestrado, de licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Saídas Profissionais
No final da Formação em Gestão de Instituições e Associações de Economia Social o formando ficará habilitado a exercer funções de coordenação e gestão em Instituições de Solidariedade Social, nomeadamente IPSS, Misericórdias, Mutualidades, Fundações, ONG, entre outras.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua;
Execução de atividades;
Avaliação sumativa modular.