Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Educativo tem como objetivo geral:
- Capacitar os formandos para uma avaliação e intervenção diferenciada e específica junto dos alunos e da restante comunidade educativa, no âmbito da educação inclusiva, teoricamente sustentada e praticamente suportada, nos domínios nela abordados.
Objetivos Específicos
Na Formação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Educativo o aluno deve:
- Clarificar conceitos envolvidos nos diferentes domínios abordados em cada módulo;
- Esclarecer os formandos sobre o impacto geral na aprendizagem e as implicações diretas das diferentes problemáticas na participação-interação, nos vários ciclos de ensino;
- Alertar para os indicadores observáveis e a importância da precocidade da intervenção diferenciada;
- Habilitar para a Avaliação específica (Psicólogos) e para a Avaliação do Nível de Desempenho Atual do aluno (NDAA) no sentido da compreensão do desenvolvimento nas competências facilitadoras das aprendizagens básicas (Professores);
- Facultar estratégias de diferenciação numa sala de aula (ensino do 1º, 2º e 3º ciclos, secundário e educação pré-escolar);
- Disponibilizar recursos, fomentar a criação e a compilação de estratégias e técnicas de intervenção em situações de acompanhamento e reeducação, individual e em pequeno grupo;
- Potenciar a capacidade de reflexão, desenvolvimento do sentido crítico e da proatividade dos formandos, enquanto profissionais e enquanto cidadãos, nestes domínios específicos da psicologia e da educação.
Descrição da Formação
Os princípios da educação humanista ditam a necessidade de qualquer profissional de psicologia e de educação, independentemente do tipo e do tempo a que se reporta a sua formação de base, poder dispor desta formação. Nela são abordados os princípios e dimensões da educação inclusiva, são atualizados os conceitos referentes a cada uma das problemáticas estudadas, equacionado o enquadramento legal, apresentados os modelos de resposta, no campo da avaliação e da intervenção. Para além disso, os formandos receberão instrumentos para a intervenção prática de natureza avaliativa e de cariz psicopedagógico. O núcleo central desta formação são as problemáticas percentualmente mais presentes nos atuais contextos educativos: i) as perturbações de aprendizagem específicas - PAE (com a mais elevada percentagem da população escolar); ii) alunos com altas capacidades/sobredotação; iii) perturbações na sala de aula; iv) perturbação do espetro de autismo. São abordadas ainda as temáticas da orientação vocacional/educação para a carreira e da tutoria/mentoria e competências de estudo, que são transversais e que estão sempre presentes no percurso escolar dos alunos. Assim, o foco desta especialização é constituído por temas que se relacionam com o quotidiano da ação educativa de qualquer dos profissionais que definimos como destinatários, que os enfrentam quotidianamente como “desafios”. A comunidade científica denomina de “grey students” uma avultada parte destes alunos, porque nas escolas, apesar da elevada percentagem, são muitas vezes ignorados ou desrespeitados. Por falta de uma formação que especificamente se dirija a tais problemáticas, muitos profissionais, na relação concreta de trabalho com os alunos, poderão somar momentos e circunstâncias de insatisfação, acompanhados de sentimentos de frustração. Por sentirem a falta de conhecimentos de base para intervir adequadamente, poderão procurar obtê-los nesta especialização.
Acreditação da OPP
73 créditos nas áreas de Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP, estudantes de psicologia e/ou diplomados em psicologia, que concluam a formação com aproveitamento. Para efeitos de candidatura ao processo de especialidade, apenas poderá ser considerada formação que tenha sido realizada após a conclusão da formação académica necessária para inscrição na OPP.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Educativo o formando ficará habilitado a assumir responsabilidades no campo da psicologia e da educação, nomeadamente: integrar as EMAEI, a assumir apoios psicológicos/psicopedagógicos, a efetuar avaliações nos domínios descritos, a planificar e programar as intervenções diferenciadas, para além dos que tenham de assumir a gestão ou consultadoria em instituições de educação e psicologia. .
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade e-learning será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua;
Execução de atividades;
Avaliação sumativa modular.