Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso em Intervenção do Serviço Social na Saúde tem como objetivos gerais:
- Conhecer a organização do Sistema Nacional de Saúde e as orientações atuais, nacionais e internacionais no âmbito da saúde;
- Analisar abordagens teóricas relevantes em saúde, desenvolvendo um saber e agir crítico no campo do Serviço Social;
- Desenvolver competências de intervenção do Serviço Social no campo da saúde, em vários contextos profissionais.
Objetivos Específicos
Na Formação em Intervenção do Serviço Social na Saúde o aluno deve:
- Interpretar e discutir as abordagens teóricas e politicas que sustentam o Serviço Social na Saúde;
- Adquirir conhecimentos para desenvolver projetos sociais- Diagnóstico, Planificação, Implementação e Avaliação;
- Apreender conhecimentos de relação interpessoal, interdisciplinaridade em contextos da saúde;
- Conhecer as ferramentas de intervenção aplicadas no Serviço social na Saúde;
- Utilizar e melhorar as estratégias de intervenção do Serviço Social nos cuidados de saúde primários, saúde mental, hospitalar, cuidados continuados, materno-infantil, comportamentos aditivos e cuidados psicogeriátricos.
Descrição da Formação
O Serviço Social nasceu como área disciplinar, das ciências sociais, em 1898 em Nova Iorque e em 1899 em Amesterdão. Em Portugal, as primeiras escolas datam de 1935 e 1937, Lisboa e Coimbra respetivamente. A saúde assume-se como um campo privilegiado de inserção profissional do Serviço Social, desde 1939. O serviço social é uma área, que no campo da saúde, se situa numa posição de transversalidade nos diversos níveis da prestação de cuidados: promoção da saúde, tratamento e recuperação.
Encontra-se atualmente inserido profissionalmente, em toda a rede institucional de saúde, desde os cuidados de saúde primários até aos especializados. Assume um papel relevante nas equipas de saúde, promovendo a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos utentes, e famílias que necessitam de cuidados de saúde.
Assim, no campo da saúde, os profissionais de Serviço Social, concebem, organizam e prestam serviços de âmbito social, em diferentes fases do ciclo da vida humana: cuidados dirigidos a cidadãos, famílias, grupos e comunidades; integrados no processo global de promoção, prevenção, tratamento, recuperação e reabilitação social.
Hoje, na Europa, em concreto em Portugal, as mudanças sociais e políticas são enormes. Refletem-se em diversos campos profissionais, considerando-se que a saúde agrega de forma transversal, e ao mesmo tempo específica, desafios aos profissionais sociais que se debatem diariamente com problemas que fragilizam a qualidade de vida dos cidadãos.
Justifica-se assim a realização de formação especialização avançada, nesta área, como um forte contributo para o aprofundamento e consolidação das competências e especialização dos profissionais do serviço social na saúde. Acreditamos que se traduzirá numa melhoria de práticas e de contextos institucionais, que ajudará a reforçar os direitos sociais e de cidadania das pessoas em situação de fragilidade clínica e social.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas, de Mestrado, de licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em Intervenção do Serviço Social na Saúde o formando ficará habilitado a exercer funções de assistente social com especialização em saúde, investigação na área do Serviço Social, formador/a na área do Serviço Social da Saúde e no planeamento e implementação de projetos sociais; poderão também intervir em várias áreas e instituições, como por exemplo: hospitais, rede de cuidados continuados, centros de reabilitação, centros de saúde, IPSS e outras instituições com atendimento de cidadãos na área da saúde geral e especializada.
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade e-learning será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua;
Execução de atividades;
Avaliação sumativa modular.