Ficha Técnica
Objetivos Gerais
O Curso de Avaliação do Comportamento do Consumidor tem como objetivos gerais:
- Capacitar os formandos a compreender as tendências e comportamentos de consumo atuais e emergentes;
- Descrever os conhecimentos e ferramentas para analisar e interpretar dados relacionados às tendências de consumo;
- Desenvolver habilidades para identificar oportunidades de mercado e tomar decisões estratégicas com base nas tendências de consumo.
Objetivos Específicos
Na Formação em Avaliação do Comportamento do Consumidor o aluno deve:
- Explorar as principais tendências e influências que moldam os padrões de consumo;
- Analisar as mudanças demográficas e seu impacto nos comportamentos de consumo;
- Compreender o papel da tecnologia e inovação na evolução dos padrões de consumo;
- Discutir questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social no contexto do consumo;
- Investigar os estilos de vida, valores culturais e tendências sociais que afetam os padrões de consumo;
- Avaliar os fatores económicos que influenciam o poder de compra e as escolhas de consumo;
- Examinar o comportamento digital dos consumidores e o seu impacto no processo de compra.
Descrição da Formação
O Curso de Avaliação do Comportamento do Consumidor oferece uma oportunidade única para os participantes compreenderem as dinâmicas complexas que moldam os padrões de consumo na nossa sociedade atual. Com objetivos claros e conteúdos abrangentes, este curso procura capacitar os profissionais a navegarem no cenário em constante evolução do comportamento do consumidor e a identificarem oportunidades de mercado significativas. Ao longo do curso, os participantes explorarão as tendências mais recentes e influentes que estão a redefinir o panorama do consumo. Desde as mudanças demográficas até às inovações tecnológicas, sustentabilidade e comportamento digital, cada módulo oferece uma análise detalhada e prática dos fatores que impulsionam as escolhas dos consumidores. Ao compreenderem as tendências emergentes, os participantes estarão melhor preparados para antecipar as necessidades dos consumidores e a desenvolverem estratégias de marketing mais eficazes. Além disso, ao analisarem os diferentes aspetos do comportamento do consumidor, os participantes serão capazes de tomar decisões mais informadas e estratégicas, alinhadas com as necessidades do mercado.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Metodologia de Ensino
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Requisitos técnicos:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e com ligação à internet
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Teste de avaliação sumativa.