Ficha Técnica
Objetivos Gerais
A Especialização Avançada em Suicídio e Comportamentos Autolesivos tem como objetivos gerais:
- Dotar os formandos de conhecimentos essenciais à compreensão do suicídio e dos comportamentos autolesivos, para permitir uma correta avaliação, prevenção, intervenção e posvenção com pessoas em risco de suicídio e de comportamentos autolesivos;
- Descrever noções básicas e discutindo questões e desafios atuais da suicidologia.
Objetivos Específicos
Na Formação em Suicídio e Comportamentos Autolesivos o aluno deve:
- Descrever o quadro conceptual do suicídio: distinguir os diferentes comportamentos suicidários e reconhecer as principais teorias explicativas;
- Indicar o âmbito e a importância das ciências médico-legais na suicidologia;
- Identificar o conceito de prevenção do suicídio e conhecer as estratégias de prevenção;
- Descrever os modelos de intervenção, e especificidades dos mesmos de acordo com contexto e/ou grupo;
- Descrever o conceito e a importância da posvenção e o papel do profissional após o suicídio de alguém;
- Indicar as questões básicas e desafios atuais específicos da suicidologia.
Descrição da Formação
Uma das medidas de prevenção que tem mostrado resultados promissores é a formação específica na área da suicidologia dos profissionais que trabalham junto de pessoas em risco de suicídio. Este Curso em Suicídio e Comportamentos Autolesivos, visa uma prática profissional informada. Assim, requer conhecimentos prévios nas áreas da saúde e afins e, pretende o domínio de conhecimentos específicos que contribuam para uma prevenção, intervenção e posvenção eficazes no âmbito dos comportamentos suicidários, baseados na evidência científica e nas boas práticas profissionais.
A identificação de pessoas em risco de suicídio e a avaliação dos fatores de risco são das tarefas mais complexas, tanto em meios exclusivamente clínicos como em contextos ligados a programas de prevenção do suicídio, constituindo um dos maiores desafios formativos. É possível, através da aquisição de conhecimentos e do treino na prática clínica ou em cursos de formação devidamente estruturados…, adquirir capacidades específicas de intervenção que permitam um desempenho eficaz” (Peixoto, Saraiva, Sampaio, Santos & Santos, 2014, p. 534).
“A formação sobre a avaliação do risco de suicídio, e de uma forma mais ampla sobre a suicidologia em geral, começou a ser alvo da atenção em Portugal apenas há muito poucos anos por parte das pessoas com responsabilidade na definição dos programas curriculares da área da saúde, sendo que mesmo assim podem considerar-se como muito tímidos os progressos a que temos assistido sobre esta matéria” (Peixoto et al., 2014, p. 535).
“Um olhar atento sobre os programas curriculares permite verificar com alguma perplexidade a ausência de uma estrutura formativa específica sobre um dos mais dramáticos problemas de saúde pública que é a morte…(Peixoto et al., 2014, p. 536).”
“Estudos recentes têm demonstrado a importância dos cursos de e-learning com conteúdos programáticos específicos sobre avaliação do risco de suicídio e intervenção em situação de crise, realçando a sua eficácia pela facilidade de aplicação dos modelos de role play e pelas vantagens do treino educacional interativo, tanto para os formandos como para os formadores” (de Beurs et al., 2013 in Peixoto et al., 2014, p. 538).
Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas, de Mestrado, de licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Acreditação da OPP
66,5 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e na especialidade avançada de Psicologia Comunitária.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP, estudantes de psicologia e/ou diplomados em psicologia, que concluam a formação com aproveitamento. Para efeitos de candidatura ao processo de especialidade, apenas poderá ser considerada formação que tenha sido realizada após a conclusão da formação académica necessária para inscrição na OPP.
Certificação | Acreditação | Reconhecimento
Saídas Profissionais
Após conclusão da Formação em Suicídio e Comportamentos Autolesivos o formando ficará habilitado a exercer funções em equipas multidisciplinares de intervenção nesta área, podendo vir a desenvolver programas de prevenção, intervenção e pósvenção em diferentes contextos/ populações (junto de autarquias, escolas, centros de saúde, hospitais, IPSS, enquanto dinamizadores locais nas áreas sociais e da saúde) e a colaborar em equipas/projetos de investigação em suicidologia. Os profissionais com formação de base nas áreas das ciências da saúde ficam melhor preparados para avaliarem o risco de suicídio, para integrarem equipas de intervenção em crise de suicídio (ex: INEM) e serem consultores de projetos de saúde mental para questões específicas de suicidologia. Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA, no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento da especialização avançada que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo Instituto CRIAP. Este certificado é documento digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download.
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. Este certificado é emitido em formato digital, sendo disponibilizado na Plataforma Moodle para download. Caso pretenda o certificado em formato papel, este poderá ser levantado nas instalações do Instituto CRIAP.
Mais se acresce que a Especialização Avançada, constitui-se numa modalidade de formação profissional, não conducente a grau académico, nomeadamente, Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento. São destinatários destas ações os profissionais com o percurso académico já concluído e em que a referida certificação é de elevada valorização no mercado de trabalho, sendo a especialização avançada um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações ao contribuir para o desenvolvimento profissional e organizacional. A presente modalidade de formação é uma modalidade de formação profissional contínua, não estando o seu desenvolvimento reservado às Instituições de Ensino Superior.
Metodologia de Ensino
Para frequentar esta formação na modalidade e-learning será necessário:
- Computador funcional equipado com placa de som, auscultadores com microfone, webcam e ligação à Internet.
- Browser: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
Esta formação decorre em modalidade e-learning: metodologia de ensino composta por sessões assíncronas e sessões síncronas. As sessões assíncronas correspondem ao período de estudo autónomo; as sessões síncronas correspondem às aulas propriamente ditas em que o formador está em contacto direto com a turma na sala virtual através da qual interage com os formandos e dinamiza a sessão com recurso a apresentações, vídeos entre outros materiais pedagógicos. A formação será teórico-prática e conta com a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
Prosseguimento de Estudos
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas;
Avaliação contínua;
Execução de atividades;
Avaliação sumativa modular.